Cidadeverde.com

Atletas fazem demonstração de karatê tradicional no Cidade Viva

Imprimir

Nesta terça(10), o Cidade Viva recebeu atletas da academia Ippon para uma apresentação de Karatê-dô tradicional.

Os professores da academia, os sensei João de Deus e Delvane Furtano, aproveitaram a demonstração no programa para ressaltar os benefícios da luta para a saúde física e mental dos seus praticantes.

Segundo eles, o karatê trabalha a coordenação motora, o equilíbrio e a musculatura dos atletas. João de Deus afirma que uma hora de luta faz a pessoa perder cerca de 700 calorias.

João de Deus, que tem 49 anos, começou a praticar karatê aos 18. Hoje ele é faixa preta segundo dan. Já o sensei Delvane Furtado, também faixa preta segundo dan, começou mais cedo, aos 11 anos de idade.

Os dois defendem e incentivam a prática do esporte pelos jovens. Na academia eles cobram uma mensalidade simbólica para os alunos e também desenvolvem trabalhos sociais nos bairros Planalto Uruguai e Pedra Mole, zona Leste de Teresina, onde dão aulas gratuitas para pessoas de todas as idades.

Entre os alunos dos sensei, alguns se destacam em competições interestaduais. Manoel Vitório é um exemplo, ele foi medalha de bronze no campeonato Norte e Nordeste, realizado em 2013, em Natal-RN.

Agora o foco dos treinos é para o campeonato estadual, que acontece em abril, e mais uma  competição regional, que será realizada em maio, em São Luis-MA.

Marcelo Lopes
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais