Cidadeverde.com

Palácio de Versailles proíbe o uso de "pau de selfie"

Imprimir

Tirar muitas fotos é uma das coisas que os viajantes mais fazem quando vão a um novo destino, seja para registrar o momento, publicar as imagens nas redes sociais ou mostrar para amigos e familiares na volta para casa. Para quem está acostumado a viajar e visitar lugares históricos, a proibição de fotografias alguns desses locais não é algo estranho. Porto outro lado, áreas públicas, como a cidade de Pamplona, na Espanha; em Meca, na Arábia Saudita; e na praia La Garoupe, na França, os turistas podem ser multados pela prática, por motivos variados.

Hoje, o jeito mais comum de tirar fotos nos lugares é fazendo autorretratos, e há até alguns pontos pelo mundo onde elas são mais populares. Mas e quando o acessório que facilita tirar selfies é banido dos locais? O famoso objeto para tirar autorretratos, conhecido como "pau de selfie" ou "selfie stick" (em inglês), teve seu uso proibido no interior do Palácio de Versailles, na França. Segundo o jornal "Le Monde", isso se deu para não haver risco de causar danos às obras de arte e mobílias do local, nem machucar outros visitantes.

Apesar de a nova medida ainda não ter sido adotada oficialmente pelo Conselho de Administração do monumento, os agentes de segurança monitoram a prática em salas específicas, onde o instrumento fotográfico não é permitido, como na Galeria de Espelhos. O Palácio de Versailles recebe de mil a 1500 visitantes por dia, e seus objetos expostos não possuem uma vitrine protegendo-os. Enquanto a decisão final não é anunciada, algumas placas foram espalhadas orientando as pessoas a não usarem o acessório.

Assim como Versailles, o Centro Nacional de Arte e Cultura Georges-Pompidou, que abriga o Museu de Arte Moderna de Paris, ainda avalia a proibição do "pau de selfie". Já o Louvre, o museu mais visitado da França e do mundo, não proíbe o instrumento, desde que sua utilização respeite o regulamento de visitas, que bane objetos que possam danificar as obras de arte, como lápis, canetas e itens usados por guias turísticos para orientar suas excursões.

A proibição em outros países

Fora da França, diversos museus, centros culturais e até estádios de futebol decidiram banir o "pau de selfie". Alguns deles são o Getty Center, de Los Angeles; o Hirshhorn, de Washington; o MoMA e o Metropolitan Museum, de Nova York, os estádios dos times de futebol Arsenal e Tottenham, em Londres; e a Galeria Nacional, de Camberra, na Austrália.

Em outros lugares, os visitantes e a administração dos museus nem precisam se preocupar com o uso do selfie stick, já que nenhum equipamento fotográfico é permitido, como no Museu do Prado, na Espanha. Já no Reina Sofía, também espanhol, as pessoas podem tirar fotos sem flash, desde que as câmeras não estejam apoiadas em algum instrumento para estabilização, como um tripé.

Com a popularização das redes sociais e de smartphones, os centros culturais vêm aproveitando a mania de autorretratos como uma oportunidade para divulgá-los. Por exemplo, durante a inauguração da restauração da Fontana di Trevi, na Itália, as pessoas eram incentivadas a tirarem fotos em frente ao monumento e publicá-las no site promocional oficial.

Fonte: MSN

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais