Cidadeverde.com

Delegado propõe lei para proteger as vítimas de crime de homofobia no Piauí

Imprimir

O delegado de proteção aos Direitos Humanos e de Repressão aos Crimes Discriminatórios, Emir Maia, informou ao Cidadeverde.com que vai propor a Assembleia Legislativa que aprove uma lei de proteção às vítimas de homofobia no Piauí. 

Foto: Yala Sena

Nesta segunda-feira (30), haverá audiência pública, às 15h, na Assembleia Legislativa para discutir ações de proteção aos homossexuais do Estado. O Piauí está no ranking com maior número de violência contra os gays, lésbicas e travestis. A proposta de audiência é do deputado estadual Fábio Novo (PT). 

Segundo o delegado, quase 70% dos crimes que chegam à delegacia são contra os homossexuais. 

“Quando sofrem violência, eles ficam à mercê da sorte e não têm para onde ir. Vamos propor a criação de um programa de proteção as vítimas e testemunhas de crimes de homofobia, no mesmo molde da legislação federal”, disse Emir Maia.

Ele afirmou ainda que pedirá que a Delegacia tenha equipe multidisciplinar com assistente social e psicólogos para atendimento das vítimas. Dos 108 casos registrados na delegacia de 2014 até este mês, 75 são crimes de homofobia e injúria racial. 

“Queremos propor ao deputado Fabio Novo que apresente uma lei de proteção as vítimas para que o governo adote medidas e políticas públicas”.

Um dos casos citados pelo delegado é da jovem que ficou em cárcere privado após revelar aos pais que era lésbica. A denúncia foi feita pela namorada da adolescente e os pais da vítima foram indicados. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais