Cidadeverde.com

Entenda alguns dos hábitos e costumes da Semana Santa

Imprimir

Por Lucas Marreiros (especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

A Semana Santa é uma tradição importante para católicos de todo o mundo. No Piauí, esse período traz consigo algumas outras tradições que foram passadas de uma geração para outras e são seguidas até os dias de hoje. Algumas pessoas seguem esses ritos sem ao menos saber o significado ou o motivo. Pensando nisso, o Cidadeverde.com elencou alguns dos costumes mais comuns entre os piauienses e foi atrás de uma explicação.

O padre Antônio Cruz, pároco da igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, zona sul de Teresina, falou um pouco sobre costumes como o de não varrer a casa, não tomar banho, não beber cerveja e malhar o Judas.

Sobre a malhação do Judas, comum no Sábado de Aleluia, o padre foi enfático ao afirmar que a igreja católica não apoia a iniciativa popular. Outros costumes também não possuem qualquer orientação da igreja para que sejam realizados.

Para o padre Antônio Cruz os cristãos não devem esquecer o costume mais importante de todos, refletir sobre a importância do sacrifício de Cristo pela humanidade.

"Este período é para gente pensar a vida, ser solidário com quem está sofrendo e se aproximar de Deus", finaliza.

Veja mais nos quadros abaixo:

 

Malhar o Judas

Segundo a Bíblia, Judas foi o responsável por entregar Cristo aos soldados que o levaram para ser crucificado. O apóstolo indicou Jesus com um beijo no rosto e recebeu pela traição um pagamento de 30 moedas. Até hoje esse é um dos casos mais conhecidos de traição da história da humanidade. Anos após ano, o Sábado de Aleluia é o dia da malhação de Judas, tradição em todo país, trazida pelos espanhóis e portugueses para toda a América Latina.

A população confecciona um boneco que representa Judas e o pendura em algum local para depois agredi-lo com pedaços de pau e pedra, às vezes chegam a arrastá-lo no chão e rasgá-lo. A intenção é clara, castigar aquele que traiu Cristo, mas a Igreja Católica tem uma visão diferente a respeito do costume.

“Judas é um bode expiatório e paga pelo pecado de todo mundo porque é mais fácil dizer que quem está errado é o outro. A Igreja não apoia esse tipo de atitude”, repreendeu o padre Antônio Cruz. Para ele, culpar Judas é como culpar os políticos pela situação no Brasil, quando na verdade as pessoas deveriam olhar para si e rezar para não cair em tentação.

 

 

Não varrer a casa

Muitos fiéis não varrem a casa durante esse período. Segundo o padre Antônio Cruz, o motivo é mais simples do que se imagina. “As pessoas não se preocupam em varrer a casa em um dia de velório por exemplo. Então não se varre casa na Semana Santa porque essas pessoas querem não se preocupar com nada apenas com Jesus, é uma atitude de luto”, afirmou.

 

 

Não beber cerveja

Para a Igreja Católica, a Semana Santa é um período de reflexão no qual os católicos devem pensar em Cristo e se dedicar ao jejum. Esse jejum não se restringe apenas a comida, podendo ir muito além. Há padres que defendem jejum de televisão, internet ou qualquer atividade que possa distrair o fiel desse momento. “A Semana Santa não é feriado, é um período de viver a dor de Jesus na cruz e renascer com ele”, defende o padre Antônio Cruz.

 

 

Não tomar banho

Difícil acreditar que em um Estado de altas temperaturas como o nosso alguém possa abrir mão dos banhos, não é mesmo?! Mas entre alguns católicos esse é um costume obrigatório durante a Semana Santa. “As pessoas deixam tudo para se dedicar ao luto”, diz o padre Antônio Cruz. De acordo com ele o motivo de não tomar banho é o mesmo para não varrer a casa, uma atitude de luto.

 

Veja em ilustrações de Izânio Façanha outros hábitos da Semana Santa:

 

  • 11086863_819618724773909_1538335996_o.jpg Acredite: ainda há quem mantenha a tradição de não tomar banho na Semana Santa
    Arte: Izânio Façanha
  • fabio_lima_sem_pegar_dinheiro.jpg Para muitos, pegar em dinheiro na Semana Santa é proibido
    Arte: Izânio Façanha
  • fabio_lima_sem_beber_cerveja.jpg Beber cerveja, só no Sábado de Aleluia, defendem muitos católicos
    Arte: Izânio Façanha
  • fabio_lima_rede.jpg Arte: Izânio Façanha
  • fabio_lima_nao_varrer_a_casa.jpg Varrer a casa na Semana Santa é algo proibido para os mais supersticiosos
    Arte: Izânio Façanha
  • fabio_lima_milho.jpg Feriado prolongado é oportunidade para comer muito milho e bolos no interior do Piauí
    Arte: Izânio Façanha
  • fabio_lima_malhação_do_judas.jpg Malhação do Judas é tradição mantida no Sábado de Aleluia
    Arte: Izânio Façanha
  • fabio_lima_farinhada.jpg Farinhada reúne familiares durante o feriado religioso
    Arte: Izânio Façanha
  • fabio_lima_banho_de_acude.jpg Famílias aproveitam para tomar banho em riachos e açudes no interior do Piauí
    Arte: Izânio Façanha
  • fabio_lima_01.jpg "Roubar" galinhas é um hábito que ainda existe em muitos lugares do Piauí na Semana Santa
    Arte: Izânio Façanha
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais