Cidadeverde.com

Sindicato dos Policiais Civis promete fechar Central de Flagrante nesta quinta

Imprimir

O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí (Sinpolpi) prepara para quinta-feira (9) o fechamento da Central de Flagrantes de Teresina por pelo menos 24 horas. A informação é do presidente da entidade, Constantino Júnior, e agrava a situação da segurança pública na capital - mais cedo, o gerente de Policiamento Metropolitano determinou a suspensão de operações e prisões em flagrante por tempo indeterminado por causa da falta de vagas no sistema penitenciário.

De acordo com o sindicalista, a Central de Flagrantes não oferece condições mínimas de trabalho aos policiais. "A Central está com 80 presos. Não cabe mais ninguém. O sindicato vai fazer um ato e fechar a Central por falta de condição. A intenção é não atender ninguém", comenta Constantino Júnior.

Para o presidente do Sinpolpi, pouca coisa mudou na segurança pública do Piauí desde que o governador Wellington Dias (PT) assumiu o Estado e decretou urgência administrativa nas secretarias de Segurança e Justiça, nas Polícias Civil e Militar e no Corpo de Bombeiros.

"O Estado está dizendo que perdeu para a bandidagem. Não vimos absolutamente nada acontecer na segurança pública. A gente vem ponderando porque sabe que fechando a Central de Flagrantes a sociedade vai ser a grande prejudicada. Mas o governo está no seu quarto mês e até agora não deu resposta. Vamos ter que partir para algo mais extremo", argumenta.

"A situação na Central de Flagrantes é muito complicada. Além disso, voltamos a ter presos na Polinter. Sem falar que as delegacias metropolitanas, como as de União, José de Freitas e Demerval Lobão, também têm presos e contam com apenas um plantonista", reforça.

Cobrança

Para Constantino Júnior, uma alternativa para desafogar a Central de Flagrantes é a inauguração imediata da Casa de Detenção Provisória de Altos, cuja construção está perto do fim. "A estrutura não está toda pronta? Não está faltando só a mobília? Se está em situação de urgência, pode comprar isso sem licitação", assinala.

A Secretaria de Justiça aposta na inauguração da Casa de Detenção Provisória de Altos para abrir vagas no sistema penitenciário brasileiro, mas a inauguração da unidade está marcada apenas para maio.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais