Cidadeverde.com

Duplicação das BRs tem menos de 10% pronta e sem previsão de retomada

Imprimir

As obras de duplicação das BRs 343 e 316 estão menos de 10% executadas e, de acordo com o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), José Dias, não há previsão para a retomada. O início depende de um acordo entre o Estado e o Governo Federal para decidir a origem do dinheiro para as obras, orçadas em mais de R$ 110 milhões. Até o momento, R$ 9,3 milhões já foram investidos. 

José Dias que informou que a paralisação das obras ocorreu após o não pagamento às empresas responsáveis pela duplicação. Os trabalhos na BR 316 pararam ainda em junho do ano passado e na BR 343, em outubro. Os trechos a serem duplicados somam, juntos, quase de 20 km de extensão. 

O gestor explica que quando os trechos das BRs foram cedidos ao governo do estado, o Piauí ficou responsável por custear 100% da obra. Agora, contudo, o governador Wellington Dias tenta renegociar o pagamento da obra junto à União.

"O Governo do Estado tentou um acordo com o Ministério dos Transportes para que o Estado custeie 10% e a União assuma 90% do valor, já que as rodovias são federais. Ainda estamos aguardando um posicionamento", disse o diretor.

Segundo ele, o convênio firmado entre os dois governos em 2013 foi renovado em 2014 com prazo de término para 2016. José Dias afirmou que se reiniciadas hoje, as obras poderiam ser concluídas dentro deste período. Contudo, o DER aguarda a contrapartida do governo federal, que ainda não sinalizou qual será a decisão. 


 

Flash Maria Romero
Redação Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais