Cidadeverde.com

Ex-deputado de Sergipe é novo tesoureiro do PT

Imprimir

O ex-deputado federal Márcio Macêdo (SE) é o novo tesoureiro do PT em substituição a João Vaccari Neto, preso na quarta-feira (15) pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Em sua campanha eleitoral do ano passado, Macêdo recebeu doação de R$ 95 mil da Andrade Gutierrez, uma das empresas investigadas na Operação Lava-Jato.

O dinheiro que acabou na campanha à reeleição de Macêdo a deputado federal passou por Vaccari, já que a doação original da empreiteira foi para o Diretório Nacional. O novo tesoureiro não conseguiu se reeleger e acabou como suplente. A Andrade Gutierrez é suspeita de participar do cartel que fraudava licitações na Petrobras.

O biólogo Macêdo, de 44 anos, começou a carreira política no movimento estudantil nos anos 1990. Também já presidiu os diretórios do PT de Aracaju e de Sergipe. Em 2006, coordenou as campanhas de Marcelo Dedá (PT) ao governo do estado e de Lula a presidente em Sergipe. Foi deputado federal entre 2011 e 2014.

A escolha ocorreu em reunião do Diretório Nacional da legenda, em São Paulo. Macedo faz parte da corrente CNB, a mesma de Vaccari.

O líder do governo na Câmara, José Nobre Guimarães (CE), disse que Macêdo foi escolhido para cumprir todo o mandato, até 2017. "É um nome novo do Nordeste, um quadro experimentado. A escolha foi muito ponderada. Escolhemos o nome certo para a hora certa", afirmou o deputado.

Mâcedo não participou da reunião, mas, segundo os petistas, foi consultado e aceitou assumir a função.

Outros nomes que haviam sido apresentados, como o do deputado estadual José Américo e do vice-presidente da legenda Alberto Cantalice, foram rejeitados dentro da chapa PMB, que engloba as correntes CNB, Novo Rumo e PTLM.

O partido teve dificuldade para escolher o sucessor de Vaccari. O novo tesoureiro só foi definido após mais de seis horas de reunião. Dois dos últimos quatro ocupantes do posto foram presos (além de Vaccari, Delúbio Soares foi condenado no escândalo do mensalão).

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais