Cidadeverde.com

Auditoria constata irregularidades na Saúde e ordena bloqueio de R$ 5 milhões

Imprimir

A Controladoria Geral do Estado concluiu a primeira investigação financeira na Secretaria Estadual de Saúde tendo como foco a gestão de 2014. A auditoria constatou várias irregularidades e determinou o bloqueio no valor R$ 5 milhões em contratos na Saúde.

O controlador geral, Darcy Siqueira, recomendou na auditoria que os pagamentos sejam sustados. Segundo ele, os serviços não foram prestados pelas empresas. Os contratos irregulares são de serviços de aplicação de inseticidas como dedetização de ratos e cupins em hospitais públicos.

“Na Secretaria de Saúde foi concluído que 90% dos serviços que estavam apontados para pagamentos não poderiam ser feitos, pois eles não foram executados e não existem comprovações de que foram executados”, informou Darcy Siqueira.

As auditorias em pastas estratégicas foram determinadas pelo governador Wellington Dias (PT). A primeira inspeção concluída nos 100 dias de governo foi na Secretaria de Saúde. A auditoria envolveu as gestões de Ernani Maia, Mirócles Veras e José Fortes. 

As irregularidades foram apontadas nos serviços de dedetização, desratização e sanitização de hospitais. 

De acordo com o controlador, alguns pagamentos irregulares foram já feitos. “A Secretaria de Fazenda está fazendo levantamento do que foi pago e o que está em aberto”. 

“Recomendamos que os serviços não sejam pagos, pois os contratos não estavam devidamente comprovados, e por isso estão sob suspeita. Para o serviço ser pago é preciso ter comprovação dos serviços prestados”, ressaltou o controlador.

Darcy Siqueira informou ainda que a Controladoria está fazendo  auditorias no Iapep saúde e Plamta. No cronograma está incluída também inspeções financeiras na gestão passada na Secretaria de Educação.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais