Cidadeverde.com

Prefeito Firmino Filho participa do Dia "D" de vacinação contra a gripe

Imprimir
  • frimino_vacina1.jpg Wilson Filho/ Cidadeverde.com
  • frimino_vacina.jpg Wilson Filho/ Cidadeverde.com
  • firmino_filho_vacinacao22.jpg Wilson Filho/ Cidadeverde.com
  • firmino_filho_vacinacao5.jpg Wilson Filho/ Cidadeverde.com
  • firmino_filho_vacinacao4.jpg Wilson Filho/ Cidadeverde.com
  • firmino_filho_vacinacao1.jpg Wilson Filho/ Cidadeverde.com

O prefeito Firmino Filho participou do Dia "D" de mobilização contra a gripe, que ocorre neste sábado (09). Em Teresina, estão sendo disponibilizadas 75 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais municipais. A meta da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é vacinar que 152.358 pessoas.  A campanha de vacinação teve início no último dia 04 e segue até o próximo dia 22.

“Fico muito satisfeito em participar dessa mobilização, chegar na Unidade Saúde e ver que a comunidade atendeu ao chamado da Fundação de Saúde e está vindo se imunizar contra a gripe. Precisamos nos prevenir e a vacina da gripe nos imuniza contra outras vulnerabilidades do nosso corpo. Portanto, é necessário que a população alvo da campanha participe e se vacine”, disse o prefeito, que visitou a Unidade Básica do Planalto Uruguai, zona leste da cidade, acompanhado do  presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes, vereadores, profissionais de saúde e comunidade.

O público-alvo da campanha são idosos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde.

O presidente da FMS destaca que a vacina é segura e fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos. A vacina é composta por antígenos contra os três vírus mais comuns da influenza, que são tipos A (H1N1 e H3N2) e B. 

“A melhor ação de saúde é sempre a prevenção. A vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Como o organismo leva em média de duas a três semanas para criar anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção. Quem não conseguir se vacinar hoje, que é o Dia D, pode tomar sua dose em uma das 104 salas de vacina do município, que estão abertas de segunda a sexta, já que a campanha segue até o dia 22”, informa Luciano Nunes.

Na capital, além das 75 salas de vacinação existem postos volantes nos Comerciais Carvalho da Homero, Kennedy, João XXIII e Joaquim Nelson, Pão de Açúcar da Homero Castelo Branco e Anfrísio Lobão, Igreja de Fátima, Riverside Shopping, Teresina Shopping - Praça de Eventos, Extra da Presidente Kennedy.

 

Da Redacao
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais