Cidadeverde.com

Projeto de leitura nos presídios é tema de bate-papo no Salipi neste sábado

Imprimir

O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, vai participar, neste sábado (6), às 18h, no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí, de bate-papo literário no 13º Salão do Livro do Piauí – Salipi. 
  
Na ocasião, Daniel Oliveira apresentará o projeto Leitura Livre, que visa estimular a leitura e colaborar com a ressocialização dos internos nas unidades prisionais do Estado. “Nosso plano é ampliar esse projeto para todas as unidades prisionais do Estado e abrir, por meio da leitura, novos horizontes para os internos”, afirma o secretário.
  
O projeto “Leitura Livre” foi iniciado em março deste ano, na Penitenciária Irmão Guido, onde a psicóloga Vanessa Moura identificou a vontade de ler entre os internos. 
 
“Através dos atendimentos individuais observamos que os internos sempre pediam algo pra ler, até mesmo revistas de fofoca. Eu percebi essa demanda e surgiu a ideia de um projeto de leitura. Os detentos ficam com um livro durante 30 dias e no final produzem uma resenha. Depois disso, eles participam de uma roda de conversas para discutir sobre o que foi lido, aprendido”, ressalta.
  
Durante o evento, a Secretaria Estadual de Justiça terá um estande de arrecadação de livros para o Projeto Leitura Livre, que será implantando em todas as unidades prisionais do Estado.
 
Projeto vai possibilitar a remição da pena

 
Um dos focos do projeto Leitura Livre é a remição da pena. Além dos benefícios que a leitura possibilita, a aprovação das resenhas por uma banca avaliadora, formada por membros da Secretaria de Educação, garantirá a remição de quatro dias na pena do interno.
 
Para a psicóloga Vanessa Moura, o projeto representa o início da ressocialização e da humanização, metas da Secretaria de Justiça.
 
“Apenas privar uma pessoa da liberdade não vai garantir que ela saia da prisão melhor. Depois que os detentos começaram a ler, percebemos que eles ampliaram sua visão de mundo e o ambiente na penitenciária melhorou”, finaliza.
 


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais