Cidadeverde.com

Espetáculo "Homem Torto" estreia no Festival de dança em Teresina

Imprimir

O bailarino e coreógrafo Eduardo Fukushima, de São Paulo, traz a Teresina o seu premiado espetáculo “Homem Torto”. A apresentação faz parte da programação do Junta #01 Festival de Dança Contemporânea que acontece de 10 até o domingo, dia 13. Hoje, Fukushima fará apresentação no Galpão do Dirceu.

Fukushima já se apresentou em diversas capitais brasileiras e em mais de oito países das Américas (do Sul, Central), na Europa e na Ásia.

Sobre o espetáculo

Homem Torto é desconfortável em si, uma dança não simétrica que sugere um corpo frágil, mas com o vigor dos fortes. É uma dança que insiste em unir opostos como a dureza e a leveza, a fragilidade e a força, o estar perto e longe do público, o equilíbrio e o desequilíbrio, movimentos fluidos e cortados, o dentro e o fora do corpo. Homem torto é uma dança que passa aos olhos do público, é passagem, é caminhada, é ir, é insistência, é movimento nu e cru.

Histórico de criação do Homem Torto

Homem Torto é a mais recente criação em dança de Eduardo Fukushima com composição musical de Tom Monteiro. Esta dança nasceu na China durante a residência de um ano em Taiwan sob orientação de Lin Hwai Min, coreógrafo, escritor e fundador da Cloud Gate Dance Theatre de Taiwan, dentro do Prêmio Suíço Rolex Mentor & Protégé Arts Initiative 2012/2013.

Nessa primeira edição, Junta #01 parte da dança contemporânea e do corpo como ponto de reflexão sobre a arte e o mundo. “Diferenças Possíveis” é a ideia que reúne os artistas nesse momento. Durante cinco dias o festival irá promover encontros com coreógrafos e companhias de dança de importante atuação no cenário brasileiro e mundial, como Grupo Cena 11 Cia de Dança (SC), Clarice Lima (SP), Escénica en Movimento (CHL) Michel Groisman (RJ), Galpão do Dirceu (PI) e Balé da Cidade de Teresina (PI), que já passaram por festivais na França, Alemanha, Bélgica, Brasil e inéditos no Piauí.
 
Os espaços escolhidos pela organização do evento para receber os espetáculos e ações paralelas são Casa da Cultura, Galpão do Dirceu, Teatro 4 de Setembro, Galeria do Clube dos Diários e  Teresina Shopping. 

Durante a programação do Junta #01 em parceria com o SESC/PI serão ofertados gratuitamente workshop com os artistas Eduardo Fukushima (SP), Darwin Elso, Thomas Bentin (CHL), Lenora Lobo (BSB) e Jorge Alencar (BA) como ação formativa para artistas da cidade e interessados linguagem contemporânea.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais