Cidadeverde.com

Nobel da Paz rompe parceria com a Fifa após escândalo de corrupção

Imprimir

A entidade organizadora do Nobel da Paz resolveu encerrar a parceria que tinha com a Fifa em decorrência do escândalo de corrupção que atingiu o comando do futebol mundial nas últimas semanas. Os órgãos eram parceiros no projeto "Handshake for peace" ("Aperto de mãos pela paz", em português), usado na Copa do Mundo de 2014, quando os capitães das seleções se cumprimentavam antes dos jogos como símbolo de fraternidade.

Nesta segunda-feira, o diretor do Centro do Nobel da Paz, Bente Erichsen, confirmou o encerramento da parceria à revista norueguesa Josimar (o nome da publicação é uma homenagem ao ex-jogador da seleção brasileira). O projeto também tem participação da Federação Norueguesa de Futebol.

"O conselho decidiu que vamos encerrar nosso envolvimento com a Fifa assim que as circunstâncias permitirem. Vamos dialogar com a Federação Norueguesa e com a Fifa. Achamos que a ideia por trás do projeto é boa e gostaríamos que continuasse. É por isso que vamos dialogar com a Fifa e com a Federação Norueguesa", disse Erichsen.

Olav Njølstad, outro diretor do Centro, corrobora a versão de Erichsen. Diz que não quer o fim do projeto: apenas não quer mais participar. "Os contratos com a Fifa vão até o fim de 2016. Nossa decisão é de encerrar nosso papel no projeto. Queremos que o rompimento seja feito da forma mais clara possível. Nosso conselho considera o projeto uma iniciativa louvável. Não queremos que ela termine. Só queremos nos retirar de uma maneira apropriada".

O fim da parceria tende a ser um golpe duro para o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Ele tinha o sonho pessoal de receber o Nobel da Paz.

Na semana passada, o Vaticano também decidiu abrir mão de um projeto feito em parceria com a Fifa, informou a imprensa argentina.

Fonte: GloboEsporte.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais