Cidadeverde.com

Deputado busca ferramentas de informatização e transparência nas Câmaras

Imprimir

Ferramentas para modernização de casas legislativas no Piauí foi tema de discussão entre o deputado federal Rodrigo Martins (PSB-PI) e a diretoria do Interlegis, em Brasília, nesta quarta-feira (17). A ideia é firmar parcerias com o programa oferecido pelo Senado Federal para dinamizar a gestão, capacitar servidores e oferecer transparência às ações realizadas nas Câmaras Municipais.

Recebido pelo diretor do Interlegis, Hélder Rebouças, o deputado federal Rodrigo Martins explicou a atual situação da Câmara Municipal de Teresina, que busca aprimorar ferramentas na área de gestão pessoal e prestação de contas. “Alguns vereadores me solicitaram essa pauta com o Interlegis e estamos vendo aqui a possibilidade de levar os programas realizados no Senado para a capital, alguns destes já foram até testados na Câmara em gestões anteriores”, explicou o parlamentar.

Em Teresina, uma equipe do Interlegis trabalhou na revisão do Regimento Interno e Lei Orgânica da CMT. O programa é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão que faz parte do Senado Federal, responsável por ações e capacitação profissional de servidores e órgãos conveniados.

O Interlegis oferece ainda programas de apoio a processos legislativos, plataformas de sites institucionais, informatização de protocolos dentre outros. “São ferramentas importantes para modernizar o Legislativo nos municípios, bem como dar transparência aos atos do poder”, explicou Hélder Rebouças.

O diretor do Interlegis já agendou visitas em julho e agosto ao Piauí. A pedido de Rodrigo, que já foi presidente da Câmara Municipal de Teresina, o diretor deve discutir com vereadores uma forma adequada de implantação de programas e cursos de capacitação no Legislativo da capital. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais