Cidadeverde.com

Artesanato de Teresina está presente na maior feira da América Latina

Imprimir

Desde o dia 2 de julho, o artesanato produzido na nossa terra vem ganhando visibilidade na 16ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior do segmento na América Latina, que deve se estender até o próximo dia 12 (domingo) no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A iniciativa de levar nossa arte para um evento desse porte é da Prefeitura de Teresina, que está expondo e comercializando as produções locais em quatro stands.

Nessa edição da feira, a arte santeira produzida no Piauí, considerada patrimônio cultural, também ganhou um maior reconhecimento. Os Mestres Expedito e Dico, grandes expoentes da arte em madeira, foram homenageados como mestres das artes populares.

“Com o apoio da Prefeitura, e atendendo a solicitação do Estado de Pernambuco, dois grandes artistas piauienses da arte santeira foram beneficiários e homenageados pelo Governo daquele Estado na condição de mestres das artes populares”, enfatiza Olavo Braz, gestor da Secretaria Municipal de Economia Solidária, órgão que vem dando apoio para segmento artesanal de Teresina.

O secretário Olavo Braz destaca ainda que a Fenearte é mais do que um espaço com 800 stands que vendem e expõem produtos artesanais, “mas também um encontro de identidades nacionais. É impressionante como o povo pernambucano participa e visita o evento, evento este que já está bem consolidado”, ressalta.

Durante esses dez dias, quem passou ou vai passar pelos espaços reservados a mostrar o trabalho dos artesãos do Piauí vai conferir muita arte santeira, bordados, tecelagem, biojóias, artesanato em buriti e peças produzidas por grupos afros. 

O grupo Afrocondart é dos que estão tendo a oportunidade de ampliar a divulgação do seu trabalho. O grupo levou diversos produtos, a exemplo de esculturas e confecções que expressam a identidade da cultura negra. A Associação da Central de Compras das Bordadeiras de Teresina (ACCBT) também marca presença no evento, levando o melhor da nossa arte popular.

A Fenearte é maior feira do segmento na América Latina, unindo cultura, moda, decoração, música e gastronomia, contando com a participação de mais de 5 mil expositores de todo o Brasil e de mais outros 51 países. A organização do evento estima atrair 320 mil pessoas e movimentar mais de  R$ 40 milhões.

 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais