Cidadeverde.com

Conselho do Idoso de Teresina: 14 conselheiros tomam posse no Palácio da Cidade

Imprimir

Os 14 novos representantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Teresina (CMDI) para o biênio 2015/2017 tomaram posse nessa quarta-feira (29). A solenidade aconteceu no Palácio da Cidade e contou com a presença de membros de entidades governamentais e da sociedade civil.

Sete representantes da sociedade civil e Sete das entidades governamentais irão fiscalizar e garantir os direitos dos idosos na cidade de Teresina. A ex-presidente do CMDI, Jesus Diocesano, falou sobe a importância do órgão. "O trabalho do CMDI é indispensável para a pessoa idosa e já assegurou muitos avanços. Estou confiante nos novos membros, eles irão continuar as ações e projeto", afirmou.

O secretário municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social em exercício, Carlos Rocha, garantiu o compromisso da Prefeitura de Teresina com a pessoa idosa e lembrou algumas das conquistas já alcançadas. “O prefeito Firmino Filho dá atenção especial à população idosa. Foram investidos R$2 milhões em reformas e ampliações de espaços voltados para estas pessoas, além da garantia do Passe Livre, construção de equipamentos como as academias para terceira idade e os Centros de Convivência. Tudo para melhorar a qualidade de vida e zelar pelos idosos da capital”, frisou. 

A presidente empossada, Silvana Bacelar, reforçou a responsabilidade do novo colegiado. “Vamos continuar o trabalho de fortalecer as ações pensadas para a pessoa idosa em todos os setores da sociedade. Assumo o comprometimento com toda a população e toda a equipe está animada com os projetos”, comemorou.

Firmino Filho falou que a solenidade acontecia em um momento especial, às vésperas do mês de celebração dos 163 anos de Teresina. “Vamos continuar fazendo o que for preciso para atender às necessidades dos idosos da nossa cidade. Andamos de braços dados com a sociedade pela garantia de direitos e pela melhoria de qualidade de vida de quem tanto nos orgulha pela sua história e anos de luta. É com essa motivação e compromisso que empossamos hoje os novos representantes e reforçamos todo nosso empenho”, garantiu o prefeito.

O prefeito informou que, na programação de aniversário da capital, entregará a reforma do Centro de Convivência Marly Sarney, localizado na zona norte de Teresina.

 

O Conselho

O CMDI é um órgão deliberativo, consultivo, normativo, fiscalizador e atua junto à sociedade na garantia e fiscalização dos direitos dos idosos na cidade de Teresina, fazendo cumprir o que determina o Estatuto do Idoso. Os membros do Conselho, representantes das organizações governamentais são nomeados pelo Prefeito através de Decreto, já os representantes das ONGs ingressam no Conselho através de eleição realizada entre todas as entidades registradas no Conselho.
 
 

Conselheiros empossados

Representando a Sociedade Civil: Ação Social Arquidiocesana (Titular- Cândido de Jesus Nascimento, Suplente- Romélia Carvalho), Associação do Movimento Busca de Soluções (Titular- Maria de Jesus Soares Diocesano, Suplente- Margarethe Batista), Grupo de Idoso Fraterno Paróquia S. R. Nonato (Titular- Sara Pereira Mota Araújo, Suplente- Maria José Sousa), Grupo de Mulheres Conjunto Promorar (Titular- Maria de Jesus Lima dos Santos, Suplente- Diane Lima dos Santos Andrade), Fundação Abrigo São Lucas ( Titular- Maria Auxiliadora S. de Araújo, Suplente- Liliane da Costa Rebelo), Ordem dos Advogados do Brasil (Titular- Humberto Teixeira, Suplente- Maria Rejane O. Ângelo), Pastoral da Pessoa Idosa (Titular- Vicente da Silva Costa Filho, Suplente- Marconi Dias Lopes Filho).

Representado as organizações governamentais: Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Titular- Silvana Bacelar, Suplente- Jesus Dourado), Fundação Municipal de Saúde (Titular- Ana Luiza C. Borges Martins, Suplente- Raquel das Chagas Batista), Fundação Wall Ferraz (Titular- Maria Eliane dos Santos, Suplente- Maria do Amparo R. Vasconcelos), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Titular- Eliene Maria Gomes de B. Barbosa, Suplente- Maria Darnel Gomes B. Barbosa), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Titular- Luzia da Silva Sousa, Suplente- Simone Maria Palhano Gomes Ponte), Secretaria Municipal de Educação (Titular- Sunamita Machado Fontenelle, Suplente- Sandra Maria de Leite Oliveira, Fundação Municipal Cultural Monsenhor Chaves (Titular- Teresinha de Jesus, Suplente -Renata Oliveira e Silva).

Da Redação
[email protected]
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais