Cidadeverde.com

Senadora diz que avanços no PI são maiores que alarde de crise

Imprimir

A senadora Regina Sousa (PT-PI) destacou, durante discurso na noite desta quarta-feira (6/8), que o Piauí é referência na educação pública e está conquistando espaço nas áreas da saúde, agricultura e geração de empregos. Segundo ela, há avanços no Piauí, em vários setores, verficados durante visita ao seu estado nas duas últimas semanas de julho. Ela acredita que as melhorias contrariam o que considera notícias “pessimistas e catastróficas” sobre a crise no Brasil.

 

“Tem crise, sim, mas ela é multiplicada pelos noticiários, pelos discursos de quem quer antecipar a sucessão que só acontece em 2018”, destacou.

Regina Sousa ressaltou o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, que beneficia os produtores do extremo Sul do Piauí. Formada por partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, Matopiba (nome formado pelas sílabas iniciais de cada um dos estados), a região é uma importante área na produção de grãos. 

A senadora também destacou a presença de cisternas nas moradias do semiárido, além de hortas irrigadas com carros-pipa e do parque eólico da Chapada do Araripe, que fornece energia limpa capaz de abastecer cerca de 300 mil casas e emprega 2 mil trabalhadores.

A conclusão da BR-235, rodovia que corta o Sul do Piauí, também foi destacada por Regina Sousa. Ela lembrou ainda as obras da Ferrovia Transnordestina e do linhão de transmissão, que empregam mais de três mil trabalhadores e geram renda para a região com aluguel de equipamentos e compra de alimentos.

Na capital, Teresina, a senadora citou o aumento na oferta de vagas de trabalho em call centers e o crescimento no consumo de carros novos. No litoral do estado, o turismo é movimentado nas praias, hotéis e restaurantes, disse.

A senadora concluiu o pronunciamento lendo os nomes dos alunos vencedores das Olimpíadas de Matemática, competição na qual o Piauí sempre se destaca, lembrou, com escolas públicas que aparecem entre as melhores do país em aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Quero homenagear os alunos que trouxeram medalha de ouro para nosso estado, lendo o nome de cada um deles: Ane Beatriz Cardoso de Souza, Unidade Escolar Professor Paulo Ferraz, em Capitão de Campos; Lael Viana Lima, Escola Municipal Barjas Negri, em Teresina; Sávio Vinícius Costa do Amaral, Ensino Médio Augustinho Brandão, Cocal dos Alves, cidade onde começou esse trabalho; Tainara de Carvalho, Unidade Escolar Paulo Ferraz, também em Capitão de Campos; Rodrigo de Souza Duarte Cavalcante, Unidade Escolar Padre Freitas, em Piripiri; Fredson Soares da Silva Júnior, Unidade Escolar Padre Freitas, em Piripiri; Anderson Araújo Guimarães, Unidade Escolar Alfredo da Silva Costa, Lagoa Alegre; José Márcio Machado de Brito, Ensino Médio Augustinho Brandão, Cocal dos Alves; e Jean Carlos Souza Brito, da Escola Augustinho Brandão, também em Cocal dos Alves”. 

A senadora também homenageou os professores: “O Professor Antônio Amaral, que começou esse trabalho, Jackson de Oliveira, de Capitão de Campos; Antônio Amaral, de Cocal dos Alves; Francisco Júnior Machado, também de Cocal dos Alves; Girlene Fontenele, também de Cocal dos Alves; Raimunda Alves de Brito, também de Cocal dos Alves; e Carlos Vandré Pacheco Borges, de Piripiri”.

Fonte: Com informações da Agência Senado.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais