Cidadeverde.com

Piauiense sofre infarto em Machu Picchu e é operado às pressas

Imprimir

O piauiense Fernando Said Filho sofreu um infarto esplênico enquanto fazia um passeio em Machu Picchu, no Peru. O jovem precisou ser atendido às pressas e teve o baço retirado durante cirurgia ainda no país andino. Fernando é filho do jornalista e ex-vereador Fernando Said.

"Trata-se de um infarto esplênico. Ele sentiu uma dor abdominal intensa, sobretudo na região próxima ao estômago e mais para o lado esquerdo, exatamente no local onde fica o baço. Ele foi atendido de urgência lá e acabou tendo o órgão retirado", explicou o médico radiologista, Gerson Prado, que não revelou o nome do paciente.

Fernando viajava com um grupo de piauienses quando sofreu o infarto e precisou de atendimento. O médico acrescenta que a falta de aclimatação a elevada altitude pode ter provocado o infarto.

"Chamou muita atenção por ser uma pessoa jovem, mas é importantíssimo um período de 24 a 48 horas para que o corpo tenha uma boa aclimatação as grandes altitudes daquela região. Muito provavelmente ele deve ter feito o deslocamento sem essa aclimatação e o organismo sofreu com a falta de oxigênio. Em uma grande altitude o nível de oxigênio no sangue é mais baixo e é preciso esse período para que o corpo de adapte", explicou o médico.

O jovem foi transferido para Teresina onde recebe acompanhamento, mas segundo o especialista, mesmo com a retirada do órgão ele não deve sofrer nenhuma sequela. "Se ele estivesse aqui teríamos tratado isso de forma a conservar o órgão, mas os médicos de lá tem vasta experiência em casos desse tipo, por ser uma região com fluxo de muitos turistas. O baço é um órgão do sistema de defesa, muito provavelmente o corpo dele deve se readaptar a essa realidade, nenhum procedimento cirúrgico é isento de riscos, mas ele deve se recuperar bem", concluiu o médico.

A família de Fernando Said Filho realizou uma missa em agradecimento de sua recuperação.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais