Cidadeverde.com

Série da TV exibe crise na gestão da água no Piauí e mostra saída para o sistema

Imprimir

A jornalista Karina Matos exibe nesta quarta-feira (26) a última reportagem da série "Gestão da água: a crise que transborda". A repórter da TV Cidade Verde debate a crise que vive a gestão do abastecimento de água e esgotamento sanitário. A reportagem será veiculada no Jornal do Piauí.

A série está dividida em três matérias que variam de 8 a 10 minutos cada. As reportagens discutem os problemas de abastecimento de água e tratamento de esgotos. “A nossa ideia é fazer um diagnóstico da situação da Agespisa”, disse Karina.

Na terceira e última reportagem da série, a equipe foi até Mato Grosso do Sul mostrar o modelo de Parceria Público Privada que é aplicada na capital Campo Grande. Em 10 anos Campo Grande conseguiu sair de 29% para 75% em tratamento de esgotos. 

“Tem um sistema operacional em água e esgotos com tecnologia de ponta e conseguiu reduzir em 86% as internações provocadas por diarreias”, adiantou Karina Matos.

Na primeira matéria foi exibida na última segunda-feira dia 24, abordamos  um estudo da Fipe que coloca que no ritmo de investimentos que temos hoje o Piauí só vai ter universalização do tratamento de esgotos  daqui há 225 anos.

“Verificamos que a cobertura de tratamento de esgotos é uma das piores do país, mostramos obras que não saíram do papel e a dívida da empresa”. 

Na segunda reportagem, foi mostrada a situação financeira da empresa. Foi verificado que Agespisa tem os servidores com os mais altos salários do Estado. “A precariedade na prestação desses serviços estão fazendo com que dezenas de empresas do Piauí sejam transferidas para o Maranhão”.

 

Veja mais:

R$ 35 mil: Agespisa paga salário maior que o de ministro do STF

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais