Cidadeverde.com

Corregedoria apresenta novo Manual de Rotinas de unidades judiciárias

Imprimir

A Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) apresentou, nesta terça-feira (1), o novo Manual de Rotinas a ser adotado pelas secretarias das unidades judiciárias do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). O evento teve como público-alvo magistrados e secretários de Varas Cíveis e Criminais que compõem a comarca de Teresina. O Manual está sendo implementado pelo CGJ-PI, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, a adoção desse Manual de Rotinas tem como objetivo a implantação de rotinas para a organização e classificação do conjunto de atos administrativos que integram o novo Modelo de Gestão das Varas Criminais e Cíveis. "Esse novo modelo busca assegurar uma maior eficiência, com maior celeridade e padronização dos critérios e procedimentos quanto ao tratamento dos feitos nas unidades judiciárias", explicou o desembargador.

Consultores a FGV repassaram a magistrados e secretários de varas informações referentes aos seguintes assuntos: Sistema Normativo e documentos normativos; organização da unidade judiciária; mudanças de paradigmas necessárias ao novo modelo de gestão; e ações em desenvolvimento relacionadas ao Modelo de Gestão.

Durante o evento, também foram apresentados os resultados o projeto-piloto, executado junto às 4ª Vara Criminal e 6ª Vara Cível de Teresina.

FGV

Por meio de parceria com a Fundação Getúlio Vargas, a Corregedoria também está implantando a nova Política de Gestão Documental o TJ-PI, de acordo com o que estabelece o atendimento ao Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname). Com a implementação da Política de Gestão Documental, será assegurada, além da preservação do acervo histórico do TJ-PI, a melhoria da prestação jurisdicional, uma vez que com a padronização e correta catalogação dos arquivos e depósitos judiciários será possível dar maior celeridade à busca documental.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: TJ-PI