Cidadeverde.com

Pronatec: 21% dos alunos são contratados antes de concluir curso

Imprimir

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)/Seduc - PI  têm mudado a vida de centenas de alunos das escolas públicas estaduais piauienses, dando-lhes oportunidade de conseguir um trabalho qualificado assim que terminam o Ensino Médio. Das 16 turmas concludentes da pactuação 2013.1, o Pronatec/Seduc tem uma taxa de 21% de alunos formados já atuando no mercado de trabalho.

Em 2014, com o acréscimo de cerca de 1.500 vagas disponibilizadas para os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, por meio do Pronatec Seduc, o número de estudantes que fizeram ou estão terminando uma qualificação profissional de qualidade subiu para 5.100. “A previsão é que esse número aumente quando for concluída a pactuação para 2015”, afirma a diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep) da Seduc, Adriana Moura.

Este é o caso de João Pedro Rodrigues, ex-aluno do Liceu Piauiense, que fez o curso Técnico em Segurança do Trabalho oferecido pelo Pronatec/Seduc e hoje é funcionário da Unidade de Engenharia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). "Quando estava prestes a terminar o curso, procurei a 4ª Gerência Regional de Educação em busca de um estágio. Consegui uma colocação na própria Seduc e, como lá não existia a figura do fiscal de segurança do trabalho, fui convidado a assumir essa função e hoje sou contratado", conta João Pedro.

Como João Pedro, outros alunos do programa participaram de estágios remunerados. Glédson Castro, ex-aluno de Corrente, concluiu o curso Técnico em Administração no início de junho. Após um estágio de três meses na empresa LFG, foi selecionado para trabalhar no Banco do Nordeste.

"O curso do Pronatec me deu uma chance de qualificação que eu vou levar para o resto da minha vida. Junto com minha formação de TI, obtida na escola em que estudei, sei que posso ir muito longe", acredita. Glédson foi aluno do Centro de Educação Profissional de Tempo Integral (Cepti) Dr. Dionísio Rodrigues Medeiros.

Oportunidade de estágios
Doze alunos do Curso de Informática, Segurança no Trabalho e Manutenção e Suporte Técnico em Informática do Pronatec/Seduc estão cumprindo estágio curricular em diversos setores da Seduc, onde desenvolvem atividades aprendidas em sala de aula.

De acordo com a supervisora de estágio, Lucilene Fernandes, os alunos estão no último módulo dos cursos. "A ação visa oferecer aos estudantes aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização dos conteúdos curriculares, na perspectiva da preparação do estagiário para a vida cidadã e para o mercado de trabalho", afirma a supervisora.

Para a jovem Edicleyce de Sousa, de 21 anos, é uma grande experiência. "O estágio traz para nós um engrandecimento profissional e pessoal. Todas estamos satisfeitos com a oportunidade. Engrandece nossos conhecimentos", destaca.

Para a diretora da Uetep, Adriana Moura., essa é uma iniciativa excelente do Governo do Estado. "Hoje, o mercado exige qualificação e preparação e os jovens precisam aproveitar essa oportunidade. O estágio é uma possibilidade de aprimorar o desempenho de cada um e abrir as portas do mercado formal para estes futuros profissionais", explica. 

O Programa
A Seduc é parceira demandante desde outubro de 2011, período da criação do Pronatec, e em agosto de 2012 passou a ser parceira ofertante. As primeiras turmas tiveram início em outubro de 2012 e, inicialmente, foram ofertados 3 cursos técnicos (Administração, Informática e Segurança do Trabalho) em 05 Municípios (Teresina, Picos, Floriano, Oeiras e Parnaíba), o que gerou a criação de 22 turmas e 880 vagas.

Em 2013, a oferta ampliou para 08 cursos técnicos (Administração, Informática, Segurança do Trabalho, Instrumentos Musicais, Contabilidade, Recursos Humanos, Manutenção e Suporte em Informática e Enfermagem) e estendeu-se a 34 municípios (Parnaíba, Luís Correia, Cocal, Barras, Esperantina, Pedro II, Piripiri, Teresina, Campo Maior, São Miguel do Tapuio, Regeneração, Valença do Piauí, Pimenteiras, Inhuma, Oeiras, Picos, Floriano, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Bertolínia, São João do Piauí, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato, Colônia do Gurguéia, Corrente, Fronteiras, Paulistana, Alto Longá, Altos, Demerval Lobão, José de Freitas, Nazária, União e Pio IX), elevando o número de turmas para 68 e a quantidade de vagas para 2.748.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Pronatec