Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina dá início a novos cursos do Pronatec

Imprimir

O prefeito Firmino Filho participou hoje(15), no auditório da Casa da Cultura de Teresina, da aula inaugural de duas turmas de cursos do Pronatec direcionados para o turismo. Os cursos são oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico – Semdec como resultado de um acordo de cooperação técnica com o Ministério do turismo.

Homologados pelo Ministério da Educação, os cursos terão como ofertantes o Serviço Nacional da Indústria (Senai), o Serviço Nacional do Comércio (Senac) e o Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI). Os dois primeiros cursos de Costureira de Máquina Reta e Overloque e Confeccionados de Bolsas em Tecido estão sendo ministrados pelo Senai. A meta é enriquecer a estrutura receptiva de Teresina e capacitar a mão-de-obra da cadeia produtiva do turismo.

“São cursos de alta qualidade e que com certeza vão transformara vida de muitas pessoas”, afirmou o prefeito Firmino Filho ao conclamar os participantes a buscarem a qualidade com determinação, produzindo peças diferentes e com identidade própria. “Esse é o diferencial do artesanato de Teresina”, destacou.

O representante do Senai, José Fortes, ressaltou a importância dos cursos inclusive para o aproveitamento do pessoal e dos equipamentos da instituição. Informou que a certificação pelo IFPI, Senac e Senai é respeitada em todo o território nacional, o que confere grande valor aos cursos.

Viviane Nascimento, representante do Senac e Renato Costa, do IFPI, manifestaram a satisfação das duas instituições que participam do projeto. O IFPI formalizará convênio com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) para o oferecimento de mais 10 cursos nos próximos meses.

Para o secretário da Semdec, Fábio Neri, o turismo é um segmento que gera recursos internos e atrai investimentos externos. Ele disse que os produtos de Teresina deverão ser expostos e comercializados nas principais centrais de artesanato do Nordeste como forma de estimular o turismo e gerar renda.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Pronatec