Cidadeverde.com

Agentes e polícia abortam mais uma tentativa de fuga na Irmão Guido

Imprimir

Mais uma tentativa de fuga foi registrada na penitenciária Irmão Guido na tarde deste sábado (26). Presos do Pavilhão A se preparam para fugir quando a ação foi abortada por agentes penitenciários e policiais. A ocorrência foi entre o meio-dia e às 13h.

A direção do presidio ainda não sabe quantos presos planejavam deixar o local. O plano era furar a lateral do presídio para ter acesso ao forro por cima da gaiola (tela de proteção) do pavilhão A. Se tivesse dado certo, possivelmente os presos conseguiriam chegar às passarelas onde ficam os militares. O pavilhão abriga 90 detentos.

Na madrugada de quinta-feira (24), uma fuga em massa foi registrada na penitenciária. Ao todo 15 detentos fugiram após cavar um buraco para ter acesso ao pátio e, em seguida, escalaram o muro com uma corda improvisada feita de lençóis, popularmente conhecida como 'teresa'. Até agora, apenas três foram recapturados. 

A fuga gerou polêmica. Os presos que foram recapturados pela polícia delataram agentes penitenciários da casa de detenção. Eles revelaram que existe dentro do presídio o chamado “plantão manco”, em que os agentes estariam fazendo vistas grossas e favorecendo a fuga dos presos. 

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) reagiu às informações de que as fugas estariam sendo facilitadas por agentes penitenciários e classificou como irresponsáveis as insinuações e colocou a culpa na falta de estrutura da unidade prisional e nas falhas da própria Sejus.

Hérlon Moraes e Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Irmão Guido