Cidadeverde.com

Zelotes: PF cumpre 3 mandados no Piauí após fraudes em recursos fiscais

Imprimir

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) uma nova fase da Operação Zelotes, que investiga fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. No Piauí, estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva, um de busca e apreensão e dois de condução coercitiva.  

A operação Zelotes está sendo realizada nos estados de São Paulo, Piauí, Maranhão e para o Distrito Federal. Cerca de cem policiais federais estão cumprindo em todos os estados seis mandados de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva (quando a pessoa presta esclarecimento na delegacia e depois é liberada).

Um dos presos preventivamente foi o lobista Alexandre Paes dos Santos. Segundo a PF, esta nova etapa investiga um consórcio de empresas que, além de manipular julgamentos dentro do Carf, negociava incentivos fiscais a favor de empresas do setor de automóveis.

Os envolvidos nas ações criminosas podem responder por tráfico de influência e extorsão. 

A primeira etapa da Zelotes foi deflagrada em março. O esquema investigado, de acordo com a PF, consistia em pagamento de propina para integrantes do Carf com o objetivo de anular ou reduzir débitos tributários de empresas com a Receita Federal.

 

Com informações do G1.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais