Cidadeverde.com

Registradas 12.937 queimadas em 2015 no PI; em Parnaguá foram 1.146

Imprimir

No Piauí, do período de 1º de janeiro até esta terça-feira, 27 de setembro, foram registrados 12.937 focos de incêndios. Em 2015, o número de queimadas no Piauí até hoje já é maior do que em todo o ano passado, quando foram 9.580 registros no Estado. . As informações foram divulgadas no Jornal do Piauí de hoje.

A região do município de Parnaguá, a 823 km de Teresina, de acordo com o IBAMA, é uma das localidades em que mais acontecem queimadas e incêndios florestais. Foram registrados 1.146 este ano na cidade, sendo que 900 deles foram em agosto e setembro, quando as temperaturas no Estado começam a ficar mais quentes.

Gildênio Sousa, o coordenador do Prev Fogo da superintendência do IBAMA no Piauí, diz que o aumento das queimadas obedece a duas grandes variáveis, que são “a anomalia moderada conseqüente da estação seca que favorece a proliferação dos incêndios e o aumento da extrema seca, com o prolongamento da estiagem, que é quando eles mais ocorrem”. 

O coordenador também disse que as pessoas também acabam de sua maneira negligente, provocando os incêndios, mas que o IBAMA luta com seu trabalho contra isso.

“O IBAMA desde, desde 1980, com a política nacional do Meio Ambiente, através da União faz sua parte com o programa de brigadas, que é emergencial, para o controle de queimada e incêndios florestais. É de competência dos municípios, promover ações nesse sentido. As cidades tem que ter comitê local para tratar da problemática”, explicou Gildênio, acrescentando que as prefeituras devem ajudar também trabalhando medidas de mudança de comportamento do homem quanto a realização de queimadas e até a questão penal, para que ele venha a pagar criminalmente por cometer o ato.


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais