Cidadeverde.com

OAB inicia mutirão para soltar mais de 500 presos

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

James Guerra vai apresentar relação com presos e crimes cometidos

 
Reunião na manhã desta quinta-feira (24) na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí - definiu para a próxima segunda-feira o início do mutirão que irá libertar cerca de 540 presos de menor potencial ofensivo em todo o Piauí. A medida, que visa diminuir a lotação dos presídios, vai priorizar inicialmente Teresina, que poderá ter mais de 140 presos libertados. O encontro definiu que a prioridade serão presos não violentos, e os detidos por porte de arma não serão beneficiados inicialmente.
 
O delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, declarou que a retirada do porte de arma da lista de crimes menores demonstra preocupação com a segurança da sociedade. Com isso, o mutirão vai aturar com casos como ameaça e tentativa de furto. Tráfico, roubo e homicídio estão descartados de um possível benefício com a medida. Na próxima segunda-feira, James irá levar para a OAB a relação dos detentos com a classificação dos crimes. 
 
 
Também participaram da elaboração do cronograma o presidente da OAB, Norberto Campelo, o diretor penitenciário Mag Say Say Feitosa, as defensoras públicas Viviane Pinheiro e Glícia Rodrigues, o promotor José Meton Filho, e outros membros da diretoria da OAB, como Antomar Gomes Filho e Sigifroi Moreno Filho, Lúcio Tadeu.
 
Norberto Campelo declarou que o sistema prisional está abarrotado, e as medidas vão evitar até que ocorram rebeliões por conta da superlotação. Já o secretário-geral da OAB, Sigifroi Moreno Filho, declarou que a elaboração da lista dos presos que serão libertados será consensual.
 
Zaira Amorim e Yala Sena (flash da OAB)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: