Cidadeverde.com

Secretaria vai transferir presos que estão há mais de 60 dias em delegacias

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Mag Say Say se comprometeu em resolver o problema

 
Durante reunião na sede da OAB nesta quinta-feira (24), o diretor penitenciário do Piauí, Mag Say Say Feitosa, assumiu compromisso de tirar das delegacias presos que estão nos distritos há mais de 60 dias. O representante da secretaria de Justiça disse que isso não deveria acontecer, já que as vagas nos presídios estão sendo disponibilizadas. Mas, diante do problema, ele se comprometeu em resolver o problema, com ou sem disponibilidade de vagas.
 
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Lúcio Tadeu, disse na reunião que existem presos há mais de seis meses em delegacias e que recebe reclamações de famílias de presos. Mag Say Say estranhou a situação e disse que existem vagas nos presídios. "Todo dia tem vaga", reagiu o diretor, acrescentando que  mais de mil vagas foram disponibilizadas no ano passado e outras 650 só em 2008.  

O delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, confirmou a existência do problema e fará um levantamento dessa situação. O relatório será apresentado a Mag Say Say para a tomada de providências. James adiantou que pelo menos 30 detentos não deveriam sequer estarem presos, e devem ser soltos ao invés de transferidos.
 
Mag Say Say ainda sugeriu que James Guerra baixasse uma portaria determinando prazo mínimo para a permanência de presos nas delegacias, o que foi negado pelo delegado geral. Ele alegou que isso não seria cumprido em função da superlotação. O diretor penitenciário sugeriu que os presos civis sejam levados para a Casa de Albergardo, já que ela possui condições para receber os detentos.  

Zaira Amorim e Yala Sena (flash da OAB)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: