Cidadeverde.com

Semana de Combate ao AVC no Piauí encerra com palestra em Altos

O Centro Pastoral Monsenhor Brasileiro, na cidade de Altos, foi palco da última ação da Semana Nacional de Combate ao AVC no Piauí, nesse sábado (31). Uma palestra ministrada por Benjamin Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, instituição gestora do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), encerrou a programação. Cerca de 50 pessoas assistiram à apresentação.

A palestra, do projeto “Pense Bem AVC”, serviu para alertar sobre os fatores de risco do Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame. Atualmente, a doença é a segunda causa de mortes específicas no Piauí.

“É preciso alertar a população sobre essa doença, que mata mais do que várias outras juntas. Nossos esforços são maiores no sentido da prevenção, com mudança de hábitos que são riscos, e no reconhecimento de um AVC, para que os danos sejam minimizados no indivíduo”, diz Benjamin Pessoa Vale.

Os fatores de risco do AVC estão associados às doenças cardíacas, maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, dentre outros. Também devem ser consideradas quetões como a maior incidência em mulheres e negros.

O médico Benjamin Pessoa Vale também esteve na Igreja Batista em Redonda, no bairro Dirceu, na sexta-feira (30), para falar sobre AVC. “Precisamos falar abertamente sobre esse problema para a promoção do bem social e alertar a todos sobre a importância da prevenção”, completa.

O AVC é a principal causa de reabilitação de pacientes adultos e idosos no Ceir, ultrapassando o número de atendimentos relacionados a acidentes de trânsito. Já são mais de 70 mil atendimentos realizados para pacientes que sofreram derrame, desde 2008.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais