Cidadeverde.com

Governador vê pacientes no chão do HGV em visita

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Paciente no soro sentado em colchão antes da visita do governador

 
Pelo menos 10 pacientes estavam espalhados em macas no pátio do Hospital Getúlio Vargas quando o governador Wellington Dias chegou para visitar o local na tarde desta quinta-feira (24). Um deles estava sentado em um colcão no chão do pátio. O retrato do atendimento aos enfermos do Piauí foi visto por Wellington Dias após uma reunião que ele comanda com diretores da Saúde do Estado e de Teresina. Em seguida, ele visita outros setores do maior hospital do Estado e concede entrevista coletiva.
 
 
A reunião acontece a portas fechadas com o secretário estadual Assis Carvalho, o diretor do HGV, Noé Fortes, o diretor do Pronto Socorro do HGV, Aderivaldo Moura, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando. Ao sair da sala, Wellington Dias visitará o Pronto Socorro, Dermatologia, Farmácia, e Lavanderia do HGV. Em seguida, concederá entrevista coletiva no auditório do Hemopi, para tratar do fechamento da urgência e emergência do hospital e futura reforma. 
 
 
Wellington Dias discute em reunião o fechamento do HGV para reforma, já determinado para 11 de agosto. A Prefeitura reclama da data e diz que não há condições do HUT receber todos os pacientes até o dia 20 de agosto.
 
Aos presentes, o Governo distribuiu um informativo com dados sobre o HGV. Ele afirma que o hospital está com 100% da sua taxa de ocupação. Nesta quinta, são 185 pacientes internados no serviço de Pronto Socorro, sendo 90 em leitos normais e 95 em leitos alternativos, como macas nos corredores. O hospital conta com 384 leitos, mas a capacidade deve subir para 390 com a reforma. O setor de urgência vai abrigar 16 novos leitos, sendo 10 deles reservados para a recuperação de pacientes.
 
O informativo ainda compara dados para mostrar a necessidade da transferência dos enfermos do HGV para o Hospital de Urgência de Teresina - HUT. Só no mês de julho foram atendidas 5.216 pessoas, sendo que 1.019 ficaram internadas, uma média de 44 internações por dia. No mesmo período, foram transferidos 56 pacientes para o HUT. A maior reforma da história do Getúlio Vargas já conta com recursos em caixa, da ordem de R$ 18,3 milhões. Com ela, o ambulatório vai se transformar na principal porta de entrada para atendimentos. 
 

Yala Sena (flash do HGV)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: