Cidadeverde.com

FMS realiza ações de prevenção e combate ao diabetes na capital

Imprimir

Em alusão ao Novembro Azul, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, em parceria com a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP), vem desenvolvendo, desde o início do mês, atividades de prevenção ao diabetes. A escolha da cor azul em alusão ao mês alerta para o diabetes, que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais.

“Em parte as mortes acontecem porque muitas pessoas não sabem que tem diabetes. Nosso papel é de prevenir e promover a saúde. No mês de novembro intensificamos nossas ações de prevenção ao diabetes e também as ações que visam melhorar a qualidade de vida dos portadores de diabetes”, afirma Francisco Pádua, presidente da FMS. Em Teresina, são mais de 15 mil pacientes diabéticos atendidos por meio do Programa Saúde da Família.

Dia 13 de novembro, das 8h às 12h, ações de promoção e prevenção ao diabetes acontecerão na Unidade Básica de Saúde do Poty Velho. Dia 14 é lembrado o Dia Mundial do Diabetes e, em Teresina, a partir das 8h, uma grande ação para a população será realizada no pátio do Shopping da Cidade, Centro da capital, onde serão ofertados serviços como verificação da pressão arterial, testagem de glicemia, aconselhamento e orientações médicas, aplicação da vacina contra gripe, exame e orientações sobre os cuidados com os pés, massagens, avaliação antropométrica, avaliação e orientação nutricional e cadastro da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP).

“Todas essas ações servem para que a população permaneça vigilante à saúde. Quanto antes for diagnosticado o diabetes melhor será para manter as taxas sob controle e o indivíduo continuar tendo uma boa qualidade de vida”, explica Carlos Brito, gerente de Ações Programáticas da FMS.  

Do dia 16 a 20 de novembro acontecerá rastreamento do Pé Diabético pelas Equipes de Saúde da Família da Diretoria Regional Sul, onde haverão avaliações do pé diabético com o uso do monofilamento.

Dia 23 de novembro um bate-papo sobre cuidado com os pés será promovido pela Diretoria Regional Sul da FMS, no auditório do Hospital do Promorar, a partir de 8h. Dia 25 de novembro uma avaliação dos pacientes com feridas no Ambulatório do Promorar também será promovida pela Diretoria Regional Sul, pela manhã.

O diabetes tipo 2 é uma doença que pode surgir a partir da combinação de dois fatores: o genético, ou seja, o histórico da doença na família, e o ambiental, que são fatores de risco para o problema, como obesidade e sedentarismo. Isso não quer dizer, porém, que uma pessoa sem histórico familiar não possa desenvolver a doença. “Hábitos saudáveis reduzem de forma significativa o risco do diabetes tipo 2”, fala Carlos Brito.

Enquanto o diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, no do tipo 2 a insulina continua a ser produzida normalmente, mas o organismo desenvolve resistência ao hormônio. Segundo o Ministério da Saúde, essa doença, nas duas modalidades, atinge 5,2% dos homens e 6% das mulheres. Entre as pessoas acima de 65 anos, a incidência é de 21%.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: FMS