Cidadeverde.com

MPF faz alerta a Wellington e Sílvio sobre situação HGV/HUT

Imprimir
Depois do Ministério Público Estadual impetrar ação contra o fechamento do Pronto Socorro do Hospital Getúlio Vargas, agora foi a vez do Ministério Público Federal se pronunciar sobre o assunto, mas de forma menos drástica. O procurador da República, Carlos Wagner Barbosa Guimarães, expediu recomendação nesta sexta-feira (25) ao Governo do Piauí e Prefeitura de Teresina para alertar as autoridades sobre a necessidade de se assegurar o atendimento da população no processo de transferência para o Hospital de Urgência de Teresina - HUT.
 
No documento do MPF, Carlos Wagner também preveniu o governador Wellington Dias e o prefeito Sílvio Mendes sobre possíveis responsabilidades civis e criminais em caso de problemas no atendimento de pessoas durante a mudança de pacientes e funcionários do HGV para o HUT. A recomendação é de que o processo se dê de forma gradualmente, sem prejuízos no tratamento de pessoas que precisem do serviço de urgência e emergência.
 
Carlos Wagner ressalta que a recomendação ressalta a "necessidade de se resguardar o interesse público já que a população não pode ser prejudicada em razão do fechamento abrupto do Hospital Getúlio Vargas". O documento foi encaminhado ao governador do Estado do Piauí, prefeito municipal de Teresina,  secretário estadual de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde.
 
Também hoje, o MPE pediu o não fechamento do Pronto Socorro do hospital no dia 11 de agosto e que a Prefeitura conclua a mudança de pacientes e servidores em no máximo 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil ao governador Wellington Dias, ao secretário Assis Carvalho, ao prefeito Sílvio Mendes, e ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, José Orlando. 
 
Da Redação (com informações do MPF)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: