Cidadeverde.com

Especialista fala sobre tuberculose no Notícia da Manhã

Imprimir

O quadro Saúde do Notícia da Manhã, desta terça(10), tratou sobre tuberculose. A quantidade de pessoas diagnosticadas com a doença avança em todo o mundo e segundo a Organização Mundial de Saúde, ano passado, o número de mortes foi quase igual ao de mortes por Aids. Somente esse ano, Teresina já registrou 251 casos de tuberculose.

Durante o quadro, uma reportagem mostrou depoimentos de pessoas que contraíram a doença. Todas afirmaram que levaram um susto ao saberem do diagnóstico, mas que foram bem informadas pelos médicos, os quais esclareceram que a doença tem cura e basta seguir corretamente o tratamento.

A tuberculose é uma infecção bacteriana contagiosa, que afeta principalmente os pulmões, mas pode se espalhar para outros órgãos. Os principais sintomas são tosse. por mais de duas semanas, catarro, febre, dor no peito e sudorese.

No estúdio, o médico infectologista Carlos Henrique Nery Costa, esclareceu outras dúvidas sobre a doença. Segundo ele, o diagnóstico nem sempre é feito e enfatizou: "Após duas semanas de tosse implica numa investigação de tuberculose". O médico disse que, hoje, o diagnóstico é feito com muita velocidade, com uma melhor qualidade e de forma simples, através de um raio x do tórax e um exame de escarro.

O infectologista esclareceu ainda que o tratamento é fornecido pelo SUS, que distribui gratuitamente a medicação. Carlos Henrique lembrou que quase todaas as pessoas têm escondido no seu corpo o bacilo da tuberculose sob controle e a não ser que aconteça uma queda na imunidade esse bacilo vai acordar e desenvolver a doença.

O tratamento dura em média 6 meses e, segundo o especialista, interrompido ou feito de maneira irregular possibilita o surgimento de bacilo resistente à medicação. O médico informou também que é muito difícil e pouco provável uma pessoa ter mais de uma vez tuberlucose, embora vá conviver com o bacilo pelo resto da vida.

Veja na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais