Cidadeverde.com

Shopping da Cidade recebe ações de saúde no Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Imprimir

Amanhã, 14 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Com o objetivo de socializar informações à população sobre o diabetes, cuidados, tratamento e programas de prevenção para evitar ou retardar a doença, a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) realiza no Shopping da Cidade uma grande mobilização. A atividade, que é o Dia D do Novembro Azul, acontece das 8h às 12h, no pátio do Shopping da Cidade.

Durante toda a manhã serão ofertados serviços como verificação da pressão arterial, testagem de glicemia, aconselhamento e orientações médicas, aplicação da vacina contra gripe, exame e orientações sobre os cuidados com os pés, massagens, avaliação antropométrica, avaliação e orientação nutricional e cadastro da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP).

“Todas essas ações servem para que a população permaneça vigilante à saúde. Quanto antes for diagnosticado o diabetes melhor será para manter as taxas sob controle e o indivíduo continuar tendo uma boa qualidade de vida”, explica Jeane Melo, presidente da ADIP.

O diabetes já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais, em parte porque aproximadamente metade das pessoas não sabe que tem diabetes. No Piauí cerca de 118 mil pessoas adultas convivem com a doença e só em Teresina são mais de 15 mil pacientes diabéticos atendidos por meio do Programa Saúde da Família.

“Para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa, daí a importância das ações realizadas no Novembro Azul, que é dedicado para o alerta à população sobre o combate e prevenção do diabetes”, lembra Jeane Melo.

De acordo com as estatísticas da IDF (International Diabetes Federation), atualmente o número  de pessoas com diabetes tipo 2 já supera os 250 milhões. Se nenhuma atitude eficiente de prevenção for tomada, estima-se que o número total de pessoas com diabetes em 2025 alcançará os 380 milhões. 

Enquanto o diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, no do tipo 2 a insulina continua a ser produzida normalmente, mas o organismo desenvolve resistência ao hormônio. Segundo o Ministério da Saúde, essa doença, nas duas modalidades, atinge 5,2% dos homens e 6% das mulheres. Entre as pessoas acima de 65 anos, a incidência é de 21%.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais