Cidadeverde.com

Perdemos o título, mas o futebol piauiense está vitorioso

Imprimir
  • IMG_2727,1.jpg Eduardo Frota - Cidadeverde.com
  • IMG_2728,1.jpg Eduardo Frota - Cidadeverde.com
  • IMG_2764,1.jpg Eduardo Frota - Cidadeverde.com
  • IMG_2762,1.jpg Eduardo Frota - Cidadeverde.com
  • IMG_2726,1.jpg Eduardo Frota - Cidadeverde.com
  • IMG_2702,1.jpg Eduardo Frota - Cidadeverde.com
  • IMG_2693,1.jpg Eduardo Frota - Cidadeverde.com
  • IMG_2659,1.jpg Eduardo Frota - Cidadeverde.com
  • IMG_2654,1.jpg Eduardo Frota - Cidadeverde.com

O jogo River 0 x 0 Botafogo de Ribeirão Preto representou a conquista do Campeonato Brasileiro da Série D pela equipe paulista. Foi o sexto empate sem gols da equipe comandada pelo técnico Marcelo Veiga, fato raro em qualquer campanha desse nível. Durante toda a partida o tricolor piauiense teve o domínio das ações, porém sem a necessária eficiência nas conclusões das jogadas. A retranca paulista funcionava e funcionou muíto bem, bloqueando as tentativas piauienses.

Aos 10 minutos do segundo tempo o volante César foi expulso de campo e aumentou o domínio riverino até o apito final do árbitro e o gol não aconteceu. Diante de um sistema de jogo baseado numa retranca muíto bem organizada e na capacidade tecnica dos jogadores do Botafogo para execução desse tipo de jogo.

De outra parte, o River perdeu um tempo precioso levantando bolas na área do time de Ribeirão Preto, sem nenhum resultado prático. Claramente para aquela situação de um futebol de retranca, o melhor seria atacar com os laterais ou mesmo outro qualquer jogador pelo fundo do campo e cruzando bolas para a zona de maior perigo. O tricolor raramente executou esse tipo de jogada.

A opção do técnico Flávio Araújo por escalar Célio Codó no comando do ataque riverino foi inútil e demorou demais para fazer as substituições. Se a intenção era ter um homem alto na área do Botafogo, não funcionou mesmo.  Não houve uma só finalização perigosa do atacante maranhense.

O título ficou com o Botafogo de Ribeirão Preto. Faltou um gol para que a festa piauiense fosse completa no Albertão e em todo o Estado. Os méritos da campanha, dos seus jogadores, da sua comissão técnica, dos seus dirigentes, porém, merecem o reconhecimento de todos, o nosso aplauso, o nosso carinho, o nosso respeito, o nosso agradecimento pelos momentos emocionantes que nos proporcionaram ao longo de uma jornada de 16 jogos com apenas 2 derrotas, uma das quais terminou em festa pelo triunfo nos pênaltis sobre o Ypíranga no Rïo Grande do Sul. E ninguém derrotou o tricolor no Albertão em 8 jogos. O campeão piauiense ficou invicto diante de sua torcida.

Vamos considerar o vice como uma vitória do nosso futebol. Entre 40 equipes que "brigaram"pelo título nacional, o tricolor ficou em segundo.

Além dos resultados expressivos conquistados no campo, o futebol piauiense é o campeão de público na Série D. O espetáculo proporcionado pela torcida no Albertão superou a todos os outros nos mais diferentes locais do País, com 40 mil pessoas e renda extraordinária de 1 milhão e 70 mil reais.

Perder o campeonato do jeito que perdemos não é motivo para abatimento. A taça foi para o Estado de São Paulo, mas nós piauienses também somos campeões.

Voltaremos ao assunto.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais