Cidadeverde.com

Sinpoljuspi: tentativas de fuga foram registradas em 3 cidades

Imprimir
  • guido5.jpg Divulgação
  • guido4.jpg Divulgação
  • guido3.jpg Divulgação
  • guido2.jpg Divulgação
  • guido1.jpg Divulgação

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) informou, nesta segunda-feira (23), que não só a penitenciária Irmão Guido, em Teresina, registrou tentativa de fuga no fim de semana. Ocorrências, de acordo com a entidade, foram detectadas nas cidades de Parnaíba, Esperantina, além da Casa de Custódia na capital.

De acordo com o sindicato, em Esperantina houve tentativa de fuga através da laje do pavilhão C e na cela 7 do pavilhão D. Segundo o sindicato, se não tivessem sido abortadas, 60 presos teriam fugido.

Em Parnaíba, ainda segundo o Sinpoljuspi, o preso chegou a fugir, mas foi recapturado. Já em Teresina, na Casa de Custódia, houve uma tentativa de fuga e uma fuga, no entanto, o detento também foi recapturado.

Em relação ao presídio Irmão Guido, o sindicato informa que no sábado houve uma tentativa de fuga através de túnel na cela 4, pavilhão B. “Os presos da cela 4 foram levados para a cela 1 e quebraram a laje. Eles foram pegos no vão da laje no interior da unidade”, disse  Kleiton Holanda, do Sinpoljuspi.

Em nota, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informa que tem intensificado as vistorias e outras ações preventivas e repressivas nas unidades prisionais do Estado, o que tem colaborado para evitar fugas e outros problemas nas penitenciárias. 

"A Secretaria de Justiça informa, ainda, que está providenciando um plano de ação conjunta com a Polícia Militar, Polícia Civil, agentes penitenciários e outras instituições para reforçar as medidas de segurança prisional. A Sejus reitera que vai continuar promovendo iniciativas que evitem tais transtornos e mantenham a ordem nas penitenciárias, fazendo uso de todos os mecanismos legais que garantam que o preso cumpra a pena pelo crime que cometeu contra a sociedade.", diz a nota.


Imagem mostra escavação na penitenciária de Esperantina (Foto: Sinpoljuspi)

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais