Cidadeverde.com

Bailarino mineiro em residência artística no Teatro João Paulo II

Imprimir

Foto: Klayton Amorim

O mineiro Marber Ramos realiza
residência artística em Teresina  
 
Atualmente em Teresina, o dançarino Marber Ramos realiza residência artística no Teatro Municipal João Paulo II com o Centro de Criação do Dirceu e Núcleo de Criação do Dirceu - NCD, e retoma seu trabalho solo ?Andança?? cuja estréia será em agosto.
 
Dentro da residência, ele passa a ser o ensaiador/colaborador do espetáculo ? Mediatriz? e do projeto de improvisação ?Instantâneo?, além de realizar um programa de aulas para integrantes do NCD, alunos das oficinas e de grupos residentes até setembro no TMJP2, no Dirceu.

Em ?Andança?, que ainda se encontra em processo, Marber mostra sua pesquisa, focando idéias como  superficialidade e profundidade corporal. ?Uso como ponto central um texto do escritor mineiro Afonso de Santanna, que aborda aspectos da centricidade e excentricidade?, disse. A residência artística, segundo ele, funciona como um filtro para os excessos que ainda estão presentes em ?Andança? ? cuja primeira apresentação será dia 3 de agosto, no TMJP2.

Marber, que acumula 11 anos na dança, vem trabalhando exercícios corporais e físicos, estabelecendo com os alunos uma constante troca de experiências e observando possibilidades e entraves do corpo.

?Logo no início das aulas deixei claro que acredito em um caminho de mão dupla, onde pudéssemos gerar informações e estivéssemos sempre abertos a novas experiências?, disse Marber, que nasceu em Coração de Jesus, no interior de Minas Gerais e começou estudando dança clássica em Belo Horizonte. Na capital, ele vivenciou a dança moderna, improvisação e elementos de dança contemporânea. Durante sua formação, ele destaca a participação em uma ópera com direção de Bibi Ferreira.

Marber integrou o grupo mineiro 1º Ato durante cinco anos e, em seguida, morou em Salvador/BA, onde, dentre outros trabalhos, participou do espetáculo ?Self-Service? dirigido pelo diretor geral do TMJP2, Marcelo Evelin, no Ateliê de Coreógrafos Brasileiros. Integrou ainda o elenco de Bull Dancing, também assinado por Evelin. ?Em Salvador trabalhei com dança, e atuei na área do cinema como produtor em filmes como ?Ó Paí Ó?. A soma de tudo isso faz parte de minhas experiências e define o trabalho que faço hoje?, afirma o bailarino.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: