Cidadeverde.com

?Vi-vidas? abre programação de aniversário do Teatro João Paulo II nesta sexta-feira

Imprimir

Fotos: Antje Lenz

Abrindo a programação de aniversário do Teatro Municipal João Paulo II, a bailarina e coreógrafa Sônia Mota apresenta ?Vi-vidas?, solo inspirado pelo filme afegão ?Osama?, no dia 1º de agosto, às 20h. Ela também realiza workshop para integrantes do Núcleo de Criação do Dirceu ? NCD, de 29 à 31 de julho.
 
As atividades estão dentro do programa Cena Movimento, de Recife-PE, projeto que realiza circuito de dança, tornando a produção contemporânea acessível especificamente no Nordeste.

Retornando aos palcos de Teresina após 25 anos, Sônia já esteve na cidade em apresentação com o Balé da Cidade de São Paulo, na época sob a direção de Antônio Carlos Cardoso. Agora, ela volta com um solo em forma de dança/teatro e que é a primeira parte de 'VI Quaa TRIS' -  trilogia sobre o papel da mulher em diversas culturas de caráter patriarcais. ?O filme ´Osama´ inspirou-me a falar da pseudo emancipação da mulher na sociedade contemporânea?, afirmou Sônia.

A intérprete diz que iniciou sua formação ?como toda garota aos 8 anos fazendo balé clássico?. ?Aos 20 fui para a Bélgica e dancei quatro anos na Companhia de Flanders, onde entrei em  contato com a dança moderna.A partir de 1976, criei meu próprio sistema de ensino que atualmente se chama Arte da Presença e tem como base as técnicas de release?, listou.

Fundamentado a partir das idéias e conceitos de Alexander Rowen, Ana Rolf, Fritjof Capra, Ken Dichtwald, de conselhos amorosos de grandes amigos, de sua simpatia pela filosofia Zen e do profundo desejo de entender o processo de integração entre corpo, mente e espírito, o sistema Arte da Presença preocupa-se mais em transformar, restaurar, readaptar, reorganizar os códigos clássicos e modernos da dança.

Nas aulas que ministrará para o NCD, pliês, tendus, battements, saltos e piruetas, passam a respeitar novos conceitos de dinâmica, de texturas e de tons no movimento. ?Sem ser uma técnica da improvisação, Arte da Presença improvisa com as regras do dançar?.

Com uma proposta inovadora de disseminação da arte, em toda sua essência, e busca da interação plena entre criadores, artistas e público, o Teatro Municipal João Paulo II, mantido pela PMT, através da FCMC, comemora seu terceiro ano de existência com atividades diversificada e diárias durante todo mês de agosto.

 
Sônia Mota
Sônia Mota foi convidada em 1989 por James Saunders, diretor artístico do Tanzprojekte Köln, para dirigir o departamento de dança contemporânea desta instituição. Desde então fixou residência na cidade de Colônia, Alemanha e vem aplicando seu método Arte da Presença, em diversas escolas de formação profissional e em companhias de dança, entre elas as de Weimar, Oldenburg, Gießen, Heidelberg, Konstanz e Bonn. Apesar de suas intensas atividades na Alemanha, Sônia segue aplicando regularmente seu sistema em companhias profissionais e escolas de seu país natal.

 

Mais Informações:
Biá Linhares (Assessoria TMJP2) :: 9419-3667
TMJP2:: 3230-3636

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: