Cidadeverde.com

FMS suspende internações nos bairros para priorizar HUT

Imprimir
Uma portaria baixada nesta terça-feira (29) pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde - FMS -, João Orlando Ribeiro Gonçalves, determinou que as internações eletivas sejam suspensas temporariamente na rede municipal de  saúde. Os hospitais de bairros vão passar a atender casos de baixa e média complexidade, para desafogar o atendimento no Hospital de Urgência de Teresina - HUT.
 
Na portaria, João Orlando determina que "Ficam suspensas provisoriamente todas as internações eletivas nos hospitais municipais, dando prioridades aos atendimentos de urgência e emergência, como suporte complementar ao Hospital de Urgência de Teresina  Prof. Zenon Rocha". Além disso, o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência - Samu - vai disponibilizar duas ambulâncias para ajudar na transferência de pacientes do Hospital Getúlio Vargas para o HUT, e vice-versa, até o fim do processo de mudança de servidores e enfermos.
 
De acordo com a FMS, as internações eletivas, marcadas com antecedência e em sua maioria para realização de cirurgias, representam apenas 1% dos atendimentos da rede municipal. Para a Fundação, o atendimento desses casos não ficariam prejudicados, já que podem ser marcados para o Hospital Getúlio Vargas ou até mesmo hospitais particulares que atendem pelo Sistema Único de Saúde - SUS.
 
Com a decisão, pacientes a serem internados nos próximos dias para cirurgias, por exemplo, terão que esperar. Os que não estiverem em condição de aguardar pela internação, serão priorizados e atendidos. Os funcionários de hospitais como o da Primavera, Dirceu II, e Promorar, ao invés de encaminharem casos de média complexidade para o Pronto Socorro, irão atender nos bairros casos como os de suturas.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: