Cidadeverde.com

Tênis: Maria Esther Bueno ganha homenagem em evento do Rio 2016

Imprimir

A tenista Maria Esther Bueno foi homenageada hoje (12) na inauguração da quadra central do Centro Olímpico de Tênis, que recebeu o nome da sete vezes vencedora de torneios individuais do Grand Slam. Emocionada, a atleta destacou a importância da homenagem para o esporte feminino.

"Fico muito orgulhosa de ter representado bem o Brasil e acho que para a mulher brasileira foi uma grande vitória, porque tudo a gente tem que fazer o triplo dos homens. A gente conseguiu tudo isso e hoje é um dos dias mais felizes da minha vida", disse a tenista.

O Centro Olímpico de Tênis foi a primeira instalação do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, a ser utilizada em um evento-teste, o Correios Mastercup 2015, que começou na última quinta-feira e terminou hoje. Ao todo, participaram da competição 74 atletas que buscam vagas nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas.

Com investimento de cerca de R$ 190 milhões do governo federal, o local conta com 16 quadras de tênis, sendo nove delas previstas para continuar após o fim dos jogos. Na arena principal, a capacidade chega a 10 mil torcedores. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participou da inauguração e defendeu que o lugar seja administrado pela iniciativa privada depois das Olimpíadas.

"A gente também deve fazer uma parceria privada para a manutenção desse espaço. É um equipamento que, se bem explorado e bem utilizado, pode dar lucro. E é o que eu espero que aconteça", disse o prefeito, que afirmou ter recebido na última quinta-feira (10) uma proposta da Confederação Brasileira de Tênis, que deseja assumir o local. "Eles têm que mostrar viabilidade para cuidar disso".

O tenista Gustavo Kuerten, Guga, também foi a cerimônia de inauguração e elogiou a estrutura do centro olímpico. "É uma estrutura digna dos maiores torneios do mundo", afirmou. No entanto, ele chamou a atenção para a necessidade de manutenção e de aliar a estrutura a outras iniciativas. "Não depende só da quadra, depende de inúmeros fatores que temos que continuar trabalhando e evoluindo".

Para o diretor de esportes do Comitê Rio 2016, Rodrigo Garcia, o evento-teste foi foi bem-sucedido e permitiu testar a operação da parte médica e do sistema de resultados, além da estrutura física e do acesso. Segundo Rodrigo, no próximo evento-teste do Parque Olímpico, de basquete, será possível ter uma ideia melhor do fluxo de pessoas, já que o público previsto é maior.

Fonte: Agência Brasil

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais