Cidadeverde.com

1º Campeonato de Kitesurf de Barra Grande reúne atletas do Piauí e Ceará

Imprimir
  • barragrande7.jpg Divulgação
  • barragrande6.jpg Divulgação
  • barragrande5.jpg Divulgação
  • barragrande4.jpg Divulgação
  • barragrande3.jpg Divulgação
  • barragrande2.jpg Divulgação
  • barragrande1.jpg Divulgação

Neste final de semana, 12 e 13 de dezembro, foi realizado o 1º Campeonato Projeto Vivo Kitesurf na praia de Barra Grande, em comemoração aos 19 anos de emancipação do município de Cajueiro da Praia (PI). O evento foi realizado pela ONG Projeto Vivo em parceria com a Prefeitura de Cajueiro da Praia e Kite Escola Paraíso, contando com a participação de 22 atletas da categoria profissional, 3 do feminino e 12 do infantil. 

No Piauí, os atletas nativos da praia de Barra Grande tem crescido a nível competitivo profissional, sendo que a maioria das crianças e jovens da região que tiveram a oportunidade de participar de uma das etapas nacionais do campeonato brasileiro de kitesurf 2015 tiveram expressividade em suas atuações na Praia do Coqueiro, Luís Correia-PI em setembro. A maioria deles é assistida pela ONG e há muito pediam por um campeonato local. Foi daí que surgiu a ideia de realizar o evento que aconteceu neste final de semana.

“Esse foi o primeiro de muitos campeonatos que queremos realizar aqui em Barra Grande. O esporte é de extrema importância para os jovens e o kitesurf tem ajudado as nossas crianças da região. Nossa perspectiva é realizar outros eventos assim como esse, que graças a Deus e ao esforço de todos os apoiadores, patrocinadores, amigos e família, foi um sucesso”, comemora Isabel Lupiañez, da ONG do Projeto Vivo.

"Estou muito feliz com o sucesso do evento. Superou todas as minhas expectativas. Ver a felicidade estampada no rosto de cada criança, fez todos os esforços valerem a pena. Queria agradecer por todo o suporte que a Slingshot deu para o evento e, se Deus quiser, esse campeonato em Barra Grande-PI vai entrar para ficar de vez no calendário de eventos de kitesurf do Brasil", declara Mathieu Cregut, da Slingshot no Brasil e Pousada Ventos Nativos.

A bancada dos juízes foi composta por Vitor Toniato, da Associação Piauiense de Kitesurf; Mathieu Cregut, da Pousada Ventos Nativos e representante da Slingshot Brasil; Carlos Mario (Bebê), campeão brasileiro de kitesurf; e Kalu de Souza um dos pro riders no cenário do kitesurf nacional.

“O campeonato é de extrema importância para o desenvolvimento social, tendo em vista o grande número de estudantes e jovens que muitas vezes não tem oportunidade e que, com o kitesurf, a expectativa de se desenvolver pessoalmente e até profissionalmente cresce. Parabenizo a Isabel e ao Bosco, diretores do projeto, e que ano que vêm a gente tenha mais incentivo, apoio, repercussão e que o campeonato seja sempre um sucesso”, diz Vitor Toniato, presidente da APK.

Segundo os juízes, os atletas revelação de Barra Grande foram: Manoel Soares (Piçarrinha) e Assis Pereira (Assisizinho), respectivamente segundo e terceiro colocados no ranking da categoria masculino, ambos nativos de Barra Grande e assistidos pela ONG.

“Para o primeiro evento de kitesurf focado nas crianças, o evento do Projeto Vivo, foi sucesso total. O campeonato envolveu a inclusão social através do esporte. Isso só tem a somar com o turismo, com o próprio esporte e com o desenvolvimento sustentável da região”, comemora Daniel Ibiapina, da Pousada BGK.

Classificação:

Categoria Freestyle Feminino
1º Mikaili Sol (Mika), Jeri - CE
2º Camila Véras, Barra Grande- PI
3º Valdenice Souza, Barra Grande- PI

Categoria Freestyle Masculino
1º Alexandre de Souza (Indio), Barra Grande-PI
2º Manoel Soares (Piçarrinha), Barra Grande-PI
3º Francisco de Assis (Assiszinho), Barra Grande-PI

Categoria Freestyle Infantil
1º Guilherme Costa (Guigui), Barra Grande - PI
2º Luis Fernando (Luizinho), Barra Grande- PI
3º Leonardo Solitro (Leleo) Barra Nova- CE

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais