Cidadeverde.com

Técnicos de Minas Gerais vão fazer "radiografia" na rua que desabou

Imprimir

O prefeito de Teresina anunciou que uma empresa de Minas Gerais virá ao Piauí na próxima semana para fazer um estudo geofísico do subsolo na rua Francisco Mendes, bairro Cabral, Centro/Norte da cidade. Sílvio Mendes confirmou a informação antes de participar da missa de aniversário do senador Heráclito Fortes (DEM/PI) na noite desta quinta-feira (31). A celebração acontece na Vila da Paz, zona sul.
 
De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada após reunião da Prefeitura com a CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - e CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí. "É como se fosse a radiografia do solo para saber a extensão da falha e quais as soluções que podemos adotar", declarou o prefeito, que espera também averiguar se será possível o retorno das famílias as suas casas após o desabamento desta madrugada.
 

 
A empresa será trazida pelo CREA e fará o serviço gratuitamente. Eles virão de Belo Horizonte na próxima terça-feira, às 14h30min, com um aparelho chamado GPR, por ela comercializado. Com a demonstração, eles esperam ajudar a Prefeitura a solucionar o problema que atingiu 14 casas e ampliar o mercado entre engenheiros e profissionais que se utilizam da máquina.
 
O GPR faz uma espécie de radiografia do subsolo sem necessidade de perfuração do mesmo. Ele vai identificar qual a dimensão dos danos provocados na região, conhecida por conter várias cavernas subterrâneas e outras falhas geológicas. Com esse trabalho, técnicos terão mais munição para descobrir o que pode ter feito com que a rua afundasse e quais medidas devem ser tomadas.
 
Yala Sena (flash da Vila da Paz)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: