Cidadeverde.com

Sesapi explica mudanças na vacinação: contra Hepatite B é estendida a todos

Imprimir

O Ministério da Saúde fez algumas mudanças no calendário de vacinação para 2016. Estão sendo alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite e o número e doses da vacina de HPV, que não será mais necessária a terceira dose.

Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Jurema Chaves, a vacina contra Hepatite B, que antes era dada apenas ao grupo considerado vulnerável, agora é estendida a todos. "E as doses da Hepatite A também foram alteradas. Antes era dada com 12 meses, agora é com 1 ano e 3 meses, diminuindo o número de furadas nas crianças de 12 meses", acrescenta.

A vacina contra pneumonia tinha três doses, agora são apenas duas, e o reforço pode ser dado até os 4 anos, mas a preferência é de que seja dado aos 12 meses, assim como o reforço da meningite, que também sofreu essa alteração. 

A vacina contra poliomielite, cuja terceira dose era de gotinha, agora passa a ser injetável, mas a campanha anual continua sendo de gotinha. 

"Já contra o vírus HPV foi constatado que apenas duas doses já são suficientes para garantir a imunização. Antes eram dadas três doses. Agora, são duas, uma com 9 e outra com 13 anos, além do reforço, dado 6 meses depois", completou a coordenadora.

Leia mais sobre o assunto: População deve ficar atenta a mudanças no calendário de vacinação

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais