Cidadeverde.com

Veja dicas de como eliminar o desconforto de gases intestinais

Imprimir

Todos produzimos gases durante o dia e isso não causa nenhum desconforto, o problema é quando, devido a alguns alimentos, medicamentos ou mesmo intolerâncias alimentares, a produção de gases é maior.

Mas grande parte das causas do excesso de gases está mesmo relacionada a alimentação e, adotando alguns hábitos você pode se sentir melhor!

Os carboidratos são os maiores responsáveis pela produção e liberação dos gases, pois não são quebrados durante a passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas responsáveis pela sua digestão, eles são fermentados por bactérias que ali residem, produzindo gases.

Outros fatores podem estar também relacionados, como a prisão de ventre, por exemplo. O intestino preso faz com que a comida demore mais tempo para passar pela parte inferior do aparelho digestivo, provocando maior fermentação dos alimentos e consequentemente, maior formação de gases.

Veja abaixo algumas atitudes que podem te ajudar a livrar-se deste desconforto.

 

 

Consuma fibras

As fibras colaboram para o seu intestino funcione regularmente, evitando o acúmulo de gases. Mas de nada adianta consumir fibras e não beber água. Então, beba em média 1,5 litros de água por dia.

 

Pratique exercícios

Os exercícios físicos proporcionam movimentos no intestino grosso, o que facilita o peristaltismo, que é o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar.

 

Faça as refeições em silêncio e com calma

Evite conversar enquanto se alimenta, assim reduz o ar engolido entre as garfadas e diminui o acúmulo de gases. Não mastigar bem os alimentos também favorece o acúmulo de gases.

 

Diga não as bebidas com gás

O consumo de bebidas gaseificadas aumenta a quantidade de gases no estômago.

 

Um chazinho faz bem

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), concluiu que o chá de hortelã diminui a contração de certos músculos intestinais, o que evitaria o acúmulo de gases.

 

Cuidado com certos alimentos

Fique atento quando consumir certos alimentos, como: feijão, lentilha, repolho, couve, pois são ricos em fibras e aminoácidos com grande poder de fermentação, por isso modere na quantidade.

 

Fique de olho na lactose

Algumas alergias e intolerâncias alimentares podem aumentar o acúmulo de gases. Se percebe que o problema piora quando consome alimentos com lactose, vale a pena ir ao médico e investigar uma possível intolerância.

 

Diminua o consumo de gorduras

O excesso de gordura na dieta dificulta a digestão, e consequentemente aumenta os gases. Diminua o consumo de frituras, doces muito elaborados, pratos mais pesados, e prefira queijos magros.


Fonte: Mais Equilíbrio

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais