Cidadeverde.com

No Piauí, 72 cidades zeram mortalidade infantil, segundo a Secretaria de Saúde

Imprimir

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou que 72 municípios piauienses – dos 224 existentes – não registraram nenhuma notificação de óbito infantil, um dado comemorado pelo governo do Estado.

Se de um lado, as cidades conseguiram zerar a mortalidade infantil, do outro ainda existem 152 municípios que obtiveram pelo menos um caso de morte de criança. Nos últimos cinco anos, o Piauí chegou a contabilizar 4.621 mortes.  

O município de Barras está entre os que registram óbitos infantis. A Sesapi informou que, somente nessa localidade, no ano de 2010 foram registrados 9 óbitos, em 2011, foram 13. Já em 2012 foram nove casos. Nos anos de 2013 e 2014, foram notificados 16 óbitos, cada. No ano passado foram 12 mortes.

Nesta semana, o Governo do Estado divulgou a notícia de que o programa Mais Médicos, com atuação de profissionais de Cuba, zerou a mortalidade infantil em Barras, localizada a 119 km de Teresina. No Piauí, o programa já atende 140 municípios e tem 370 equipes trabalhando no Estado.

Os dados de óbitos e nascidos vivos são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) mortalidade, que são   sistemas de informações oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS), consolidados pela Secretaria de Estado da Saúde. 

 

Flash Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais