Cidadeverde.com

Detentos fazem buraco na parede e fogem da Irmão Guido no banho de sol

Imprimir

Atualizada dia 17/01 

Presos do pavilhão D da Penitenciária Irmão Guido fugiram na tarde deste sábado(16), durante o banho de sol. A informação foi confirmada pelo diretor do local, Fabio Keiller, que não soube precisar quantos, dos 85 detentos que estavam no pavilhão, fugiram.

Já o vice-presidente Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Cleiton Holanda, afirma que os agentes de plantão contabilizaram 11 fugitivos. 

De acordo com Fabio Keiller, os detentos fizeram um buraco no teto da cela, adentraram um espaço que existe na laje e depois quebraram a parede do pavilhão, que é de tijolos, e desceram. O diretor disse que ainda será investigado o que eles usaram para descer o muro. 

A fuga ocorreu por volta das 15h30. Agentes, policiais militares e grupo de operações especiais foram acionados para fazerem uma vistoria e a contagem de presos ainda nesta tarde.

Uma das barras de ferro utilizadas para cavar o buraco já estava em poder da direção. 

Cleiton Holanda criticou a vigilância do local. “Os militares são responsáveis pelas guaritas da parte alta e ninguém percebeu esses presos saindo pela parte de cima”, questionou.

Ele também destacou que esta já é a segunda fuga realizada no sistema prisional em 2016. “Já tivemos seis tentativas de fugas e duas se confirmaram: uma na Custódia e agora na Irmão Guido. Os agentes continuam com as dificuldades de sempre: superlotação, estrutura elétrica e sanitária ruins, falta de equipamentos de proteção. Se as providências não forem tomadas, esse ano será ainda pior que o ano passado que já foi péssimo: fugas, rebeliões, mortes em números alarmantes”, declarou.          

Nota

Em nota, a Secretaria de Justiça disse que a Gerência da Penitenciária Irmão Guido está investigando, por meio da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) e em conjunto com a Polícia Militar, a fuga dos 11 detentos do pavilhão D da unidade por volta das 13h30 deste sábado (16).

"Constatadas as fugas, a gerência da unidade realizou o procedimento padrão, comunicando à Dipe, Polícia Militar e à Força Tática da PM, para que se iniciasse a diligência de recaptura, bem como a recuperação da estrutura danificada pelos fugitivos. A gerência da unidade está investigando as causas da fuga e ressalta que continua intensificando as vistorias, reforçando a cooperação dos agentes de segurança e buscando outras medidas para manter a ordem na penitenciária", informou a Sejus.

Caroline Oliveira 
Com informações da repórter Gorete Santos 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais