Cidadeverde.com

Atrasos persistem e somam 38,9% dos vôos no país após pane

Imprimir

Passadas mais de 24 horas da pane que afetou a visualização dos radares de São Paulo, a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) registra atrasos em 38,9% dos vôos programados entre a 0h e as 14h deste domingo.

A contabilidade da estatal --feita a partir de informações das próprias empresas aéreas-- indica que dos 786 vôos programados no período, 305 sofreram ou sofrem atrasos no horário informado. Outros 31 vôos (3,9%) foram cancelados.
 
Foto: Uol

A situação de hoje --acima do normal para o final de semana-- também pode ser reflexo de uma frente fria e a neblina que atinge boa parte do Sudeste do país neste domingo. Pela manhã, elas fizeram com que os três dos principais terminais do país, como Congonhas (zona sul de SP), Guarulhos (Grande São Paulo) e Tom Jobim (Rio), operassem por instrumentos.

Por volta das 14h, as condições climáticas não interferiam no funcionamento dos principais aeroportos.

Em Guarulhos (Grande São Paulo), dos 115 vôos programados, 49 (40,8%) sofreram atrasos e duas partidas foram canceladas (1,7%). Dos 74 vôos que deveriam sair hoje do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), 14 (18,7%) sofreram atrasos e outros sete (9,5%) foram cancelados.

O Tom Jobim registra 11 atrasos de um total de 85 vôos programados (13% do total) e outras oito partidas foram canceladas (9,4%). No Santos Dumont a situação é tranqüila. Dos 15 vôos programados, apenas um foi cancelado.

Pane

A pane que afetou a visualização das aeronaves nos radares dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Campo de Marte (zona norte de SP) e Viracopos (Campinas), foi provocada pela interrupção no fornecimento de energia elétrica ao SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo).

Durante ao menos duas horas foi priorizado o pouso das aeronaves que estavam próximas desses terminais. Decolagens foram retardadas e alguns vôos foram alternados.

A Aeronáutica descartou a insegurança na proteção do vôo, uma vez que a comunicação via rádio com as aeronaves foi mantida no período.


Fonte: Folha

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: