Cidadeverde.com

Piauí é campeão nacional em policiais inscritos no Bolsa Formação

Imprimir
Desde que foi lançado pelo presidente Lula na sua última visita a Teresina, o Bolsa Formação recebeu mais de 4 mil inscrições do Piauí. O número, segundo o coronel George Carvalho, gestor estadual do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci -, é o maior alcançado em todo o país até o momento, seja proporcionalmente ou em termos numéricos. Os valores passam até mesmo índices atingidos por estados com efetivos maiores, como o Rio Grande do Sul.
 
De acordo com o coronel George, já são 4.200 inscritos no Piauí, e a meta é chegar aos 5.200. Os policiais militares fazem um curso de formação à distância e ao comprovarem o cumprimento da carga horária ganham direito a uma bolsa que chega a R$ 400 mensais. A meta do Governo Federal é diminuir o número de policiais que fazem bicos nos horários de folga para complementar a renda. A marca piauiense rendeu uma visita dos coordenadores nacionais do programa ao Estado na semana passada.
 
Apesar de se falar nos baixos salários dos policiais, até mesmo os do Piauí em relação a outros estados, a PM aponta outros fatores para esse número. Segundo o coronel George Carvalho, a descentralização das ações, a divulgação em massa do projeto, e a disponibilização de equipamentos com internet para que os policiais militares fizessem o cadastro foram fundamentais para que o Piauí liderasse esse ranking.
 
Ainda assim, as reclamações surgem. De acordo com Francisco Vasconcelos, presidente da associação dos militares, alguns soldados já o procuraram para protestar que não estão recebendo o valor da bolsa. "Eu recebi o último pagamento do mês de julho, mas alguns militares foram no dia que estava na tabela e não tinham depositado o dinheiro. O cadastro consta na Caixa, só não sabem dizer porque o dinheiro não foi colocado", disse.
 
O gestor do programa no Piauí admite problemas. "É um projeto novo em questão de execução, há essas falhas. Talvez o governo não tenha se preparado para uma demanda muito grande. Mas sempre que é resolvido, está sendo feito o pagamento", explicou o coronel George, ao falar sobre problemas nos bancos de dados. No entanto, ele alerta os militares para problemas no cadastro. "Muitos policiais estão com problema no cadastro de Pasep na Caixa Econômica e outros preencheram os dados errado", completou.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: