Cidadeverde.com

Morre Alexander Solzhenitsyn, escritor e dissidente soviético

Imprimir

Alexander Solzhenitsyn, o dissidente e escritor laureado com o prêmio Nobel, morreu aos 89 anos, segundo a agência russa de notícias Interfax em informe veiculado neste domingo. A agência informa que Solzhenitsyn teve um ataque do coração e morreu em sua casa em Moscou.

Sergei Karpukhin/AP

Escritor Alexander Solzhenitsyn
foi vencedor do prêmio Nobel
de literatura em 1970
 
O escritor serviu no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas se tornou um dos mais conhecidos dissidentes durante a era Soviética, enfrentando a perseguição do regime e sendo posteriormente preso e enviado para campos de trabalho forçados. A experiência resultou em alguns dos seus livros mais famosos, como "Um Dia na Vida de Ivan Denisovich" e "Arquipélago Gulag", sendo premiado com o Nobel de literatura em 1970.

Após a publicação de "Gulag", em 1974, uma história monumental sobre o estado policial soviético, ele é exilado e se estabelece nos Estados Unidos, retornando a sua terra natal somente em 1994.

Ele nasceu em 1918, em Kislovodsk, uma pequena cidade na região norte da Rússia, e estudou física e matemática na Universidade Rostov, entrando para as forças armadas após a invasão de Hitler, em 1941.

Em um relato autobiográfico escrito por ocasião do prêmio Nobel, ele conta que desde criança quis se tornar um escritor, mas que as condições financeiras de sua família não permitiram adquirir uma educação literária. Seis meses antes de nascer, seu pai havia morrido no front de guerra alemão, enquanto sua mãe foi uma pobre estenotipista.

"Provavelmente, eu não teria sobrevivido durante oito anos nos campos se eu não tivesse, como matemático, sido transferido para a chamada 'sharashia', onde passei quatro anos. E mais tarde, durante meu exílio, foi me permitido lecionar matemática e física, o que permitiu meu sustento e tornou possível que eu escrevesse", afirma.
 
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: