Cidadeverde.com

Fifa pede ajuda para manter Diego e Rafinha na Olimpíada

Imprimir
O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, pediu nesta segunda-feira a ajuda aos veículos de comunicação e às pessoas envolvidas no mundo do futebol para manter os jogadores brasileiros Rafinha (Schalke 04) e Diego (Werder Bremen), além do argentino Messi (Barcelona), na disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim.

O cartola se pronunciou pela primeira vez em Pequim às vésperas do início dos Jogos e falou sobre a polêmica da dificuldade dos três atletas de deixarem seus clubes para defender as seleções nacionais na disputa pela medalha de ouro.

"Precisamos de jogadores. Eles são os atores. Se eles querem jogar, por favor, os ajudem. Não quero que seja apenas uma decisão da Corte Arbitral dos Esportes", disse Blatter. O cartola explicou que a decisão final provavelmente será tomada amanhã.

"Dois clubes (Schalke 04 eWerder Bremen) já apelaram para a Corte Arbitral dos Esportes. Não temos ainda a confirmação do Barcelona. A Fifa tem até a meia-noite de hoje para apresentar seus argumentos", explicou.

Os jogadores já treinam com suas seleções na China. No entanto, uma decisão do tribunal a favor os clubes pode fazer com que eles sejam obrigados a retornar. "Deixar os jogadores atuarem nos Jogos não é uma questão de solidariedade, mas de respeito ao espírito olímpico. Os jogadores jovens precisam passar por este tipo de experiência", avisou Blatter.

As seleções que disputam os Jogos são formadas por jogadores de no máximo 23 anos, com a exceção de apenas três atletas por equipe acima deste limite. A maioria dos jogadores acima de 23 anos costuma ter dificuldades para conseguir liberação em seus clubes. Mas o veto para atletas dentro do limite estabelecido pela Fifa irritou a entidade.

"A Fifa ficou surpresa quando alguns clubes negaram liberar jogadores para os olímpicos. A Fifa tomou a decisão em 1988, 20 anos atrás, que as futuras Olimpíadas seriam abertas para jogadores com menos de 23 anos", disse o presidente.

O torneio feminino terá início na quinta-feira, quando a Seleção Brasileira enfrentará a Alemanha às 6h (de Brasília), em Shenyang, cidade sub-sede dos Jogos. No mesmo local e no mesmo horário, mas na quinta-feira, o time masculino enfrentará a Bélgica.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: