Cidadeverde.com

Busca pela 2ª via do RG lota Instituto de Identificação do Piauí

Imprimir

A busca pela 2ª via da carteira de identidade tem gerado longas filas no Instituto de Identificação do Piauí, localizado próximo à praça Saraiva, no centro de Teresina. O motivo da grande procura acontece porque, para combater fraudes, vários órgãos passaram a exigir data de emissão de até dez anos do documento.

Por dia, em média 300 pessoas comparecem ao local. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o diretor do Instituto Marcos Pinheiro, informou que medidas estão sendo administradas para diminuir as filas. 

"Na medida do possível estamos dando mais dignidade a quem nos procura, tanto na emissão da 1ª e 2ª via do RG, como nas certidões de antecedentes criminais. Temos buscado diminuir e sinalizar as filas, descentralizando o Instituto. Estamos agora na iminência de abrir um posto no Grande Dirceu. Além disso, temos um posto no shopping novo com atendimento de 7h às 19h", reitera. 

Para a emissão da 2ª via da carteira de identidade é necessário apresentar duas fotos 3x4 recentes, comprovante de endereço, CPF e o número antigo do RG, ou o antigo documento. 


Modernização

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Marcos Pinheiro disse ainda que o Instituto de Identificação do Piauí passará por modernização. 

"Já temos determinação do governador para que seja feita essa modernização. O Piauí está atrasado em relação a isso. No vizinho estado do Maranhão, a digitalização está praticamente consolidada e o nosso Estado está há quase 30 anos dessa modernização. Agora, pela primeira vez, temos essa luz no fim do túnel. Nosso arquivo tem mais de R$ 50 milhões de digitais e é o maior banco de dados da perícia piauiense", comemora.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais