Cidadeverde.com

Setur confirma cajueiro no Piauí como o maior do mundo com 8.800m²

Imprimir

foto: Paulo Barros

O cajueiro no litoral piauiense é realmente o maior do mundo. O secretário estadual de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, afirmou que a árvore existente no município de Cajueiro da Praia tem uma área total de 8.800m²,  podendo ser maior do que essa extensão, ultrapassando o presente no estado do Rio Grande do Norte, que é de 8.500m². O anuncio foi realizado nesta quinta-feira (04) durante entrevista ao Jornal do Piauí. 

"Nossa pesquisa mais uma vez confirmou que o nosso cajueiro é o maior do mundo, superando o do Rio Grande do Norte. Agora, vamos entrar em contato com o Guinness Book. Deste o ano passado que iniciamos as medições geográficas e, nesta semana, realizamos mais uma que reafirmou os nossos números", disse o secretário, acrescentando que o cajueiro no Piauí deverá receber o título "Cajueiro Rei". 

De acordo com o professor Fabrício Amaral, do laboratório de biologia molecular e de estudos de injúrias biológicas (LABMIMBIO) da Universidade Estadual do Piauí, geneticamente está comprovado que o cajueiro do Piauí é pelo menos 300 metros maior que o localizado no município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e já consagrado como o maior do mundo. 

"A medição feita anteriormente confirmou 8.800 m² foi confirmada. A análise de DNA mostrou que se trata de um mesmo indivíduo. Isso foi feito através de sequenciamento genético, que é inquestionável. No entanto, o cajueiro pode vir a ser até maior. Por isso, continuaremos com as investigações para sabermos outras áreas para sabermos o real tamanho do cajueiro", explicou. 

Para o secretário Flávio Nogueira Júnior, o Piauí com o título de maior cajueiro do mundo também irá estimular a economia e o turismo na região.

fotos: Paulo Barros


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais